Buscar

alguem sabe me explicar pensamento de santo Agostinho e santo tomas de Aquino, direito positivo e natural na escolástica????????????????

teoria escolástica

💡 1 Resposta

User badge image

Joyce Pereira

Escolástica- foi um pensamento cristão na Idade média, baseado na tentativa de conciliação entre um ideal de racionalidade, corporificado  na tradição grega do platonismo e aristotelismo, e a experiência de contato direto com a verdade revelada, tal como a concebe a fé cristã; escolasticismo.

Direito natural- é um poder abstrato, não se pode toca-lo. O direito natural é baseado na concepção humana, ele diz que adquirimos a partir do momento em que chegamos ao mundo. E que possuímos diversos direitos sobre eles: a vida, liberdade de escolha, de acreditar em qualquer religião e etc. O direito natural ele tem a lei civil como interpretação pois o direito positivo usufrui do direito natural para criar as suas leis.

Direito positivo- o lema do Brasil já fala por si só "ordem e progresso". O direito positivo é um regime criado por normas, onde a sociedade tem sua cultura desencadeada através das leis. O direito positivo tem leis escritas e faladas. Alguns exemplos de que o direito positivo foi baseado no direito natural é o estado laico onde no decreto nº 11, de 1991, proibi o estado de entrar com uma interferência sobre a religião de cada individuo. No art. 121 do código penal 2848/40 fala sobre o homicídio. Ou seja, o direito positivo só reescreve as "culturas". 

Santo Agostinho- Santo Agostinho não construiu um sistema filosófico completo, ainda que as idéias básicas se mantenham constantes e acusem um claro predomínio platônico. Ele mesmo nos conta que começou a ler uma obra de Aristóteles e não pôde prosseguir. Talvez o tenha afastado o estilo entrecortado, desencarnado, a falta dessa alma que Santo Agostinho buscava em tudo. Santo Agostinho não parece feito para encerrar a realidade em categorias. A sua reflexão parte sempre da vida: das coisas que se passam ao seu redor, das idéias dominantes, dos ataques contra a fé, da interioridade da sua alma.

Tomas de Aquino- Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão. Porém, nem todas as verdades seriam alcançadas desse modo, existindo também as “verdades naturais teológicas”. Sendo a razão obra de Deus, poderíamos alcançar essas verdades tanto pela fé como pela razão. A fé e a razão seriam, muitas vezes, rios que desembocam num mesmo oceano.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais