Buscar

Exemplos de coerência e coesão textual

💡 4 Respostas

User badge image

Morgana Pessoa

Coesão referencial:

Maria comeu bolo, mas ela passou mal depois.

Coesão por elipse:

Maria comeu bolo, Joana, brigadeiro.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Linguística II


A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual, sendo necessário para que o leitor compreenda a mensagem transmitida. O texto pode ter coesão e não ter coerência ou ter coerência e não ter coesão.

Coesão Textual

A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos. A coesão é obtida através da anáfora (retoma um componente) e catáfora (antecipa um componente.

Coerência Textual

A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua “argumentação – resultado” especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem. A coerência é responsável por finalizar as ideias iniciadas proporcionando clareza, fluência e eficácia a leitura.


Portanto, a coesão textual é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos, já a coerência textual é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua “argumentação – resultado” especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem. A coerência é responsável por finalizar as ideias iniciadas proporcionando clareza, fluência e eficácia a leitura.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Linguística II


A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual, sendo necessária para compreensão da mensagem transmitida. Uma existe sem a outra, ou seja, o texto pode ter coesão e não ter coerência ou ter coerência e não ter coesão.

Coesão Textual

É a correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto, ocorre por meio dos conectivos. A coesão se divide entre anáfora e catáfora, onde a primeira retoma algo, enquanto que a segunda antecipa.

Coerência Textual

A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto, proporciona clareza, fluência e eficácia a leitura.


Portanto, a Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual, sendo necessária para compreensão da mensagem transmitida. Uma existe sem a outra, ou seja, o texto pode ter coesão e não ter coerência ou ter coerência e não ter coesão.

Coesão Textual, é a correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto, ocorre por meio dos conectivos. A coesão se divide entre anáfora e catáfora, onde a primeira retoma algo, enquanto que a segunda antecipa. Coerência Textual, a Coerência é a relação lógica das ideias de um texto, proporciona clareza, fluência e eficácia a leitura.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais