Buscar

12) Como ocorre a formação do ATP no complexo V? 13) Quantos prótons são necessários para formar 1 ATP, justifique.

💡 3 Respostas

User badge image

Bruna Maria

ATP sintase é o nome genérico dado a enzimas que fornecem energia para o funcionamento das células através da síntese de ATP(trifosfato de adenosina) a partir de ADP (adenosina bifostato) e de fosfato inorgânico, utilizando para isso alguma forma de energia. A sequência da reacção, provocada por esta enzima na presença do ião magnésio, é a seguinte:

ADP + Pi → ATP

O ATP é a forma mais comum de transferência de energia nas células da maior parte dos organismos.

A energia é frequentemente libertada na forma de prótio ou H+, gerando um gradiente eletroquímico, como acontece, a partir do lúmen do tilacoide no estroma dos cloroplastos ou a partir do espaço intermembranoso na matriz das mitocôndrias.

Localizado nas mitocôndrias, a ATP sintase consiste em duas regiões:

  • A parte FO dentro da membrana.
  • A parte F1 da ATP sintase está acima da membrana, dentro da matriz da mitocôndria.

    Estrutura mitocondrial: (1) membrana interna, (2) membrana externa, (3) cristas, (4) matriz

A fração F1 deve o seu nome ao termo "Fraction 1" (“Fração 1”) e FO (com a letra "o" subscrita, e não "zero") refere-se ao facto de ser a fração de ligação da oligomicina.[1] A oligomicina, um antibiótico, inibe a unidade FO da ATP sintase.

Estas regiões funcionais são constituídas por diferentes subunidades proteicas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>A ATP é uma enzima que cria a molécula de armazenamento de energia adenosina trifosfato (ATP). O ATP é a moeda de energia mais comumente usada pelas células para todos os organismos. É formada a partir de adenosina-difosfato (ADP) e inorgânico fosfato.
Entre as reações químicas de fotossíntese das plantas, a clorofila utiliza a luz solar para conduzir uma cadeia de reações, que armazena energia na forma de energia química, em energia carregada molécula de ATP. A energia química armazenada no ATP é utilizada pela planta em muitas reações químicas quando a planta precisa de energia para conduzir uma reação desse tipo, e muitas vezes a tomada de ATP, que quando liberada é "gasta" (transformada em molécula de menor energia chamado ADP).
A planta pode usar muitas moléculas como fonte de energia química (por exemplo, pode usar moléculas de armazenamento, como amido de plantas terrestres, ou transportar moléculas ,sacarose ), mas muitas vezes, como primeiro passo, a molécula selecionada para isso deve transferir sua energia para o ATP: através de reações químicas a molécula perde sua energia química e por sua vez o ADP é carregado com energia química na forma de ATP.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais