Buscar

Sistema nervoso

Como é dividido o sistema nervoso periférico?

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

"

Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico

O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.

Sistema Nervoso Voluntário

Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.

Sistema Nervoso Autônomo

Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.

É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.

Arco reflexo

Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo.

Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex. uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurônios motores.

Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os neurônios motores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente."

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/

 

2
Dislike0
User badge image

Evandro

O sistema nervoso periférico é dividido em duas classes: o sistema nervoso autônomo e o sistema nervoso voluntário. Como os nomes já dizem, um você comanda, já o outro, você não comanda.

 

O sistema nervoso voluntário é aquele em que você escolhe as ações que irá fazer, ou seja, ele é voluntário. Por exemplo, é a interação de seus neurônios com as células esqueléticas/musculares suas, que é promovido um movimento, ou seja, uma ação. É com base neste sistema que andamos, sentamos, fazemos várias ações no dia-a-dia, inclusive, é com o sistema nervoso perifério voluntário que eu digito esta informação pra você. Portanto, ele é controlável, visto que os neurônios presentes nele levam a informação do seu SNC e fazem uma ação, na qual você "ordena".

 

Bem diferente dele, temos o sistema nervoso perifério autônomo, como o seu próprio nome diz, ele faz suas funções, ou seja, ele sofre suas ações sem interferência cognitiva sua, isto quer dizer que suas ações não dependem de você pensar ou não para fazer isto. É este sistema que controla os batimentos do seu coração, a respiração, as suas funções vitais dos órgãos, a maior parte de tudo que é involuntário no seu corpo, ou seja, você não decide fazer, simplesmente faz.  Ele é divido em parassimpático (que diminui as ações no seu corpo, por exemplo, ao você parar de correr, ele que diminui os níveis de adrenalina no seu corpo) e simpático (que acelera suas ações, por exemplo, para você correr, ele que produz muita adrenalina pra você). 

 

Acho que é isto!

Bons estudos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais