Buscar

Acidente de Trabalho - Quando devo enviar a CAT?

Se um empregado, dirigindo um carro da empresa, tomba o veículo na pista e NÃO sofre nenhum tipo de lesão, pancadas nem arranhões, a empresa é obrigada a fazer a CAT, comunicação de acidente de trabalho?

Eu sei que não é preciso haver o afastamento do empregado para poder enviar a CAT. A minha dúvida é que nesse caso o empregado não sofreu nem um arranhão. Apenas danos ao patrimonio da empresa.

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Tostes

Acidente de trabalho é aquele que decorre do exercício profissional e que causa lesão corporal ou perturbação funcional que provoca a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, nos termos do artigo 19 da Lei 8.213/91. é necessário que se faça o CAT de modo que resguarda uma possivel atitude do trabalho na cobrança de danos morais

 

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

A emissão de CAT (Comunicação de cidente de Trabalho) depende da comprovação de existência de doenças profissionais e das produzidas em virtude de condições especiais de trabalho, nesse sentido deve-se mencionar o art. 169 da CLT e o art.22 da lei 8.213/91 (lei dos planos e benefícios da previdência social):

Art. 169 – Será obrigatória a notificação das doenças profissionais e das produzidas em virtude de condições especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, de conformidade com as instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho.

---------
Art. 22 – A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.
Ou seja, o fato de não haver afastamento ou se o afastamento do empregado for inferior a quinze dias, não obsta a empresa de cumprir o que estabelece a legislação trabalhista.

Se no caso mencionado, não houve prova/indícios de acidentes, possivelmente não é necessário emitir CAT. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais