Buscar

Considerando uma proposta construtivista de ensino, qual deve ser o papel do professor? Escolha uma


a. Transmissor de conhecimento, ensinando ao aluno tudo o que sabe.
b. Colaborador da aprendizagem, incentivando o aluno para que chegue sozinho às suas conclusões.
c. O papel docente é renegado a segundo plano, pois tudo depende do aluno.
d. Construtor do conhecimento, que age em colaboração com o aluno.
e. Nas abordagens construtivistas, não existe o papel de professor, apenas de facilitador da aprendizagem.

💡 8 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Psicologia da Educação e da Aprendizagem


Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Gestão Psicologia da Educação e da Aprendizagem.


O pensamento construtivista considera que o conhecimento é construído, e a educação deve criar métodos que estimulem essa construção ensinando a aprender. O aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos criando condições para que o aluno vivencie situações nas quais ele próprio vai construir os saberes. Logo, o papel do professor é como colaborador da aprendizagem, incentivando o aluno para que chegue sozinho às suas conclusões.


Portanto, alternativa b.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Pedagogia.


Atualmente tem-se várias correntes pedagógicas.


A Pedagogia Tradicional caracteriza-se pelo professor, detentor do conhecimento, ensinar o aluno. Nesse modelo o aluno precisa atender metas para ser aprovado. Há a presença de apostilas, livros e cartilhas como ferramentas para adquirir conhecimento.


Por sua vez, a Tendência Liberal Renovada Progressivista caracteriza-se pelo fato do aluno adquiri reconhecimento de forma autônoma através de questionamentos e soluções de problemas, isto é, por experiências. Tal modelo não conta com metas e provas. A relação entre aluno e professor é horizontal, ou seja, estão em um mesmo patamar.


Ademais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96), define que as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas fundamentadas no princípio da Gestão Democrática.


A Gestão Democrática está consolidada na coordenação de atitudes e ações que visam a participação social, isto é, a comunidade escolar – formada por professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários - é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, atuando em todas as no contexto educacional. Desse modo, é de vital importância que cada um destes sujeitos ciência da importância de seu papel e atuação. Além disso, O artigo 210 garante a educação mínima ao aluno, isto é, assegura a formação básica comum no que diz respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.


Portanto, o papel do educador/professor é contribuir para colocar isso em prática, se atualizando e formando um cidadão.

1
Dislike0
User badge image

ROSINEIDE PARENTE

Em resposta correta letra B
Colaborador da aprendizagem ..
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais