Buscar

quais aplicações dos aços liga

💡 2 Respostas

User badge image

Julio C. Lourenço

Os aços ligas possuem aplicações das mais diversas. Existem diversos tipos de aços ligas: aços baixa liga, alta liga, baixa liga alta resistência, etc.

De maneira geral, aços liga são aços com adições de outros elementos, como cromo, níquel, vanádio, molibdênio, etc. Estes elementos de liga conferem ao aço propriedades diversas, como resistência à corrosão, estabilizam fases de interesse, como a fase austenita (estabilizada pelo níquel), resistência à abrasão, etc.

Aços baixa liga são geralmente aços que têm por finalidade serem conformados mecanicamente (dobrados, estampados, forjados). E os aços alta liga possuem finalidades mais estruturais, ou partes que exigem do material propriedades mais arrojadas, como resistência ao desgaste e corrosão.

Segundo o site http://www.inda.org.br/aco_liga.php, a seguinte classificação aos aços pode ser aplicada:

Aço baixa liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%. 
Aço média liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga está entre 5% e 12%. 
Aço alta liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga é no mínimo 12%. 
Aço baixa liga de alta resistência: Aço com teor de carbono inferior a 0,25%, com teor total de elementos de liga inferior a 2,0%. Neste grupo de aço, os elementos mais comuns são o Nióbio, o Vanádio e o Titânio.

 

1
Dislike0
User badge image

Carol Maciel

Os aços-liga, por apresentarem propriedades distintas e vastas, possuem diversas aplicações. Podem ser encontrados em praticamente todos os segmentos industriais, desde a construção civil até a construção naval, passando pela indústria petrolífera, automobilística e aeronáutica. São usados principalmente como: placas, barras laminadas a quente, arames, tubos pra oleodutos, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais