Buscar

Direito penal

Um adolescente de 17 anos sequesta uma pessoa e, depois de uma semana a polícia estoura o cativeiro e solta o refém. Porém, dentro desta semana de sequestro o adolescente faz aniversário e completa seus 18 anos. Neste caso hipotetico, este rapaz responderá como adolescente ou maior de 18?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcio Yamada

O crime de sequestro e cárcere privado é permanente, logo, enquanto durar a privação da liberdade estará ocorrendo a consumação do delito. Assim sendo, se durante o tempo de cárcere o sujeito ativo completar 18 anos, ele estará cometendo, ainda, o crime citado. Portanto, será imputável e deve responder pela prática.
2
Dislike0
User badge image

Paulo Sergio

Complementando a resposta anterior:

Se o agente respondesse como adolescente, teria o aval do Estado para continuar indefinidamente a praticar a conduta delitiva, valendo-se da sua condição inicial de menor de idade. Inclusive, se anteriormente ao término do sequestro, entrar em vigor uma lei penal mais grave, aplica-se esta, conforme os termos da Súmula Vinculante 711.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais