Buscar

o que é substância?

💡 5 Respostas

User badge image

Danielle Brasil

Qualquer tipo de materia que é caracterizada pelas suas propriedades especificas, formando um corpo.

1
Dislike0
User badge image

Rhaís Rodriguês

Substância é qualquer tipos de matéria, apresentam composição constante de elementos químicos propriedades físicas e químicas definidas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, será definido o significado de substância.


Em química, substância (ou substância pura) é uma forma constante de matéria caracterizada por suas entidades específicas, como átomos de elementos tais em proporções próprias e moléculas.

As substâncias podem ser formadas de forma variadas, como formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos. A água é um exemplo de substância formada por molécula, de fórmula H2O, e o Óxido de Cálcio, a cal, é uma substância formada por aglomerado iônico, de formula unitária CaO.


As substâncias podem ser classificadas de acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He), alumínio (Al) etc.

Por outro lado, se as substâncias forem formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da água (H2O) e do cloreto de sódio (NaCl), então serão classificadas como uma substância composta.

Na natureza, não é muito comum encontrarmos as substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O; por isso, ela é uma mistura, e não uma substância.


Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-substancia.htm


Resumindo, as substâncias são estruturas que possuem um conjunto específico de propriedades e uma composição química definida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais