Buscar

ONTOGÊNESE, FILOGÊNESE E SOCIOGÊNESE

DEFINA ONTOGÊNESE, FILOGÊNESE E SOCIOGÊNESE

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Cláudia

Filogênese diz respeito a historia de uma espécie animal. Todas as espécies animais têm uma historia própria e essa história da espécie define limites e possibilidades de funcionamento psicológico. Então tem coisas que somos capazes de fazer e outras que não somos capazes de fazer. Por exemplo, somos bípedes temos mãos que são liberadas para outro tipo de atividades, tem uma determinada conformação das mãos que nos permite movimentos finos, em pinça, por exemplo, que é particular da espécie humana. Temos a visão por dois olhos que é a visão binocular. Temos uma serie de características do corpo humano do organismo que vão servir como fundamento para o desenvolvimento psicológico depois. Temos coisas que fazemos e outra que não fazemos, andamos e não voamos, é umas das características muito importantes da espécie humana é a plasticidade do cérebro.


Ontogênese é o desenvolvimento do ser humano do individuo, de uma determinada espécie, em cada espécie o ser ter uma caminho de desenvolvimento, nasce, se desenvolve se reproduz e morre num ritmo determinado de desenvolvimento. E esse plano genético esta muito ligada à filogênese, porque os dois são de natureza biológica dizem respeito à pertinência do homem e da espécie. Somos membros de uma determinada espécie e por ser membro de uma determinada espécie, passa por certo percurso de desenvolvimento, por exemplo: a criança a criança nasce e só fica deitada, depois ela aprende a sentar a engatinhar e andar por exemplo nessa seqüência e assim por diante.as coisas são passadas pelo desenvolvimento daquele individuo


Sociogênese é a historia da cultura onde o individuo onde ele esta inserido, as formas do funcionamento cultural interferem no pensamento psicológico define de certa forma o funcionamento psicológico.
Essa significação da evolução pela cultura tem dois aspectos; Uma que a cultura funciona como alargador das potencialidades humanas, o homem anda mais não voa, agora voa porque criou o avião, outro aspecto histórico cultural é como cada cultura organiza o desenvolvimento de um jeito diferente. A passagem pela fase de desenvolvimento é lida e relida pelas diferentes culturas de formas diferentes. Ex a puberdade é um fenômeno biológico todos os seres humanos passa pela puberdade, amadurecem sexualmente, aparecem caracteres sexuais que são secundários, reproduzem, mas a puberdade é compreendida historicamente de forma diferente em cada cultura, o conceito de adolescente é um conceito cultural, embora esteja assentado em um conceito biológico que é a puberdade, em nossa cultura a adolescência é um período bastante estendido diferente da Índia que muito cedo elas são obrigadas a casarem.

Espero ter ajudado!!!

4
Dislike0
User badge image

Lucicléia X Edilson

MUITO BOM, ME AJUDOU MUITO.

1
Dislike0
User badge image

Adriano Lima

Faltou à microgenese kkkkk
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais