Buscar

defina a propagação assexuada?quais as vantagens e desvantagens desse processo?cite algumas espécies que podem ser propagadas por este meio?

💡 15 Respostas

User badge image

Daniele Jesus Venturim

Propagação assexuada é um meio de propagação no qual não ha mudanças genéticas, ou seja, a planta filha será identica a mãe. Possui as vantagens de levarem as caracteristicas da planta mãe, o que faz com que sejam uniformes, e ao mesmo tempo isso se torna uma desvantagem pois se houver ataque de patógenos todas as plantas poderão ser atingidas. Exemplos de plantas que podem ser propagadas assexuadamente são café, laranja, limão e cacau.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a pergunta em questão, faz-se necessário que memoremos conhecimentos relativos à área da Biologia, mais especificamente saberes quanto tipos de reprodução.

A propagação assexuada, ou reprodução assexuada, é basicamente aquela que se dá sem a participação de gametas sexuais, mas puramente por uma série de mitoses que produzem uma prole, em todos os aspectos genéticos, iguais à geração parental. Tal forma de reprodução, ordinária entre bactérias, protozoários e planárias, denota baixa complexidade dos indivíduos e não necessariamente é de todo positiva. Apesar da reprodução assexuada demandar menos energia e tempo para sua ocorrência, além de não depender de um parceiro, tal método reprodutivo reduz consideravelmente à variabilidade genética da espécie, tornando-a suscetível à extinção ou perdas consideráveis caso haja grandes pragas, dado a igualdade genética entre os indivíduos, logo se um é afetado, todos os demais têm altas chances de também serem.

Destarte, verifica-se a propagação assexuada como sendo a reprodução assexuada, isto é, forma reprodutiva sem troca de gametas, implicando em uma maior rapidez, independência e economia energética, mas, todavia, resultando também em uma redução da variabilidade genética da espécie.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais