Buscar

O Custeio Baseado em Atividades (ABC)

O Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como intuito estimar com exatidão as atividades elaboradas em uma empresa, utilizando caminhos corretos para alocar as despesas e custos indiretos. Sobre os métodos de implementação do custeio ABC, analise as sentenças a seguir:

I- Reconhecer os trabalhos realizados pela organização.
II- Delimitar o volume do direcionador do custo à disposição pelos recursos.
III- Para todas as atividades selecionar uma direção de custos.
IV- Atribuir despesas à matéria de custo com base no prazo. 

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas.

💡 9 Respostas

User badge image

Lúcio Uniasselvi

Sentenças I e II estão corretas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O custeio baseado na atividade (ABC) é um método contábil que identifica e atribui custos às atividades de custos indiretos e, em seguida, atribui esses custos aos produtos. Um sistema de custeio baseado em atividades (ABC) reconhece a relação entre custos, atividades de custos indiretos e produtos manufaturados e, por meio desse relacionamento, atribui custos indiretos aos produtos de forma menos arbitrária do que os métodos tradicionais.


Alguns custos são difíceis de atribuir por meio desse método de contabilidade de custos. Custos indiretos, como salários de funcionários administrativos e de escritório, às vezes são difíceis de atribuir a um produto. Por esse motivo, esse método encontrou seu nicho no setor manufatureiro. Isso faz com que não seja necessário por parte dessa metodologia, a determinação de uma direção de custos, refutando assim, a afirmativa III.


O custeio baseado na atividade (ABC) é usado principalmente na indústria de manufatura, uma vez que aumenta a confiabilidade dos dados de custo, produzindo custos praticamente reais e classificando melhor os custos incorridos pela empresa durante o processo de produção. Nesse âmbito, a despesa a matéria de custo, deve ter como base, o preço de compra. Sendo assim, a afirmativa IV está errada.


Esse sistema de cálculo de custos é usado no cálculo de custos teóricos, no cálculo de custos do produto, na análise de lucratividade da linha de produtos, na análise de lucratividade do cliente e na determinação de preços de serviços. Também é muito popular, pois as organizações podem desenvolver um foco e uma estratégia corporativa muito melhores se os custos forem mais bem aproveitados.


Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

1
Dislike0
User badge image

MKD Anjos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais