Buscar

Quais as conseqüências da comoriência?

💡 2 Respostas

User badge image

Joel Lopes

Na comoriência não se sabe dizer quem morreu primeiro, por isso pressupõe uma morte simultânea para todos os efeitos.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo o artigo 8º do Código Civil, se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos

Trata-se do fenômeno jurídico chamado de comoriência.

Tal fenômeno jurídico é de interesse, principalmente, do Direito das Sucessões, mais especificamente no que diz respeito a transmissão dos bens para os herdeiros de um falecido.

É imprescindível a identificação correta do momento da morte dos envolvidos, sobretudo se herdeiros recíprocos. Se um herdeiro faleceu frações de segundo depois do autor da herança ou ao mesmo tempo, poderá ele ter herdado ou não os bens.

Caso tenha oocorrido a morte logo em seguida ao autor da herança e não havendo, portanto, comoriência, este chegaria a herdar para logo em seguida também transmitir esses mesmos bens a seus herdeiros por conta de seu falecimento.

Caso tenha morrido ao mesmo tempo, ou não seja possivel especificar o momento da morte (comoriência), não herdaria, pois não estava vivo quando do óbito do autor da herança, o que faria com que essa herança fosse destinada a outro herdeiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais