Buscar

Quais os principais tipos de plastídios, seus constituintes e funções a eles associadas?

💡 4 Respostas

User badge image

Ro Zimmermann

São organelas que ficam dentro das cpelulas vegetais. Funções:  participam dos processos de fotossíntese , sintese de aminoácidos e de ácidos graxos além de armazenamento de nutrientes.

Os plastídios tbém são chamados de plastos e sua forma e tamanho varia de acordo com o organismo.
Os cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese e cor verde,
seu principal componente é a clorifila ele é um cromoplasto, assim como os eritoplastos, só que estes possuem coloração avermelhada, muito comum em frutos maduros.
O leucoplasto, não possue coloração é se divide em Aminoplasto,Oleoplasto e Proteoplasto, responsáveis pelo armazenamento de amido, lipídeos e proteínas, respectivamente.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Anatomia Veterinária I.
Os plastídios são classificados como organelas celulares presentes nas células vegetais. Os principais tipos de plastídios são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos. Os cloroplastos são os plastídios mais conhecidos de todos e são formados por clorofila, que dá a coloração verde as plantas e também são formados por carotenoides e sua função é a fotossíntese, que tem a função de produzir glicose nas plantas. Os cromoplastos são os plastídios responsáveis pela sintetização de carotenoides, que dão coloração as flores, frutos e outras partes das plantas e têm também a função de atrair polinizadores até as plantas. Os leucoplastos ficam em partes da planta que não ficam em contato direto com a luz do sol e por isso, não apresentam pigmentos, sendo que esses atuam na produção de amido, proteínas e substâncias lipofílicas presentes nas plantas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais