Buscar

como diferenciar requisitos funcionais de não funcionais?

💡 4 Respostas

User badge image

João Lomar

Olá, Lucas

Antes de mais convém perceber o que é um requisito. Então:

O Requisito é uma especificação do que deverá ser implementado e tem 2 tipos.

Tipos de requisitos:

 Funcionais ->  Que serviços o sistema deverá oferecer

 Não funcionais -> Características ou restrições específicas do sistema

Exemplos para uma máquina ATM:

 Requisitos funcionais(Responde a o quê que o sistema irá fazer?)

  1. O sistema ATM deverá verificar a validade do cartão inserido

 2. O sistema ATM deverá validar o PIN introduzido pelo cliente

 3. O sistema ATM deverá permitir a consulta de saldos

 

Requisitos não funcionais(Responde a como será feito)

1. O sistema ATM deverá ser programado em C#

2. O sistema ATM deverá comunicar com o sistema do banco utilizando uma codificação (cifragem) de 256 bit  3. O sistema ATM deverá validar o PIN introduzido pelo cliente num máximo de três segundos

 

Espero ter ajudado,

ABRAÇO!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

 precisam ser cuidadosamente selecionados para garantir que eles façam sentido no contexto do resultado final do projeto e transmitidos a todos os membros da equipe que trabalham nele.


A definição de um requisito funcional é qualquer requisito que especifique o que o sistema deve fazer. Em outras palavras, um requisito funcional descreverá um comportamento específico da função do sistema quando determinadas condições forem atendidas, por exemplo: " Enviar e-mail quando um novo cliente se inscrever " ou " Abrir uma nova conta ". Um requisito funcional para um objeto cotidiano como um copo seria: “capacidade de conter chá ou café sem vazamento”.


Um requisito não funcional é qualquer requisito que especifique como o sistema executa uma determinada função. Em outras palavras, um requisito não funcional descreverá como um sistema deve se comportar e quais são os limites de sua funcionalidade. Requisitos não funcionais geralmente especificam o sistema ' s atributos de qualidade ou características, por exemplo: “dados modificados em um banco de dados deve ser atualizado para todos os usuários que acessam lo dentro de 2 segundos. "

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Requisitos funcionais e não funcionais precisam ser cuidadosamente selecionados para garantir que eles façam sentido no contexto do resultado final do projeto e transmitidos a todos os membros da equipe que trabalham nele.


A definição de um requisito funcional é qualquer requisito que especifique o que o sistema deve fazer. Em outras palavras, um requisito funcional descreverá um comportamento específico da função do sistema quando determinadas condições forem atendidas, por exemplo: " Enviar e-mail quando um novo cliente se inscrever " ou " Abrir uma nova conta ". Um requisito funcional para um objeto cotidiano como um copo seria: “capacidade de conter chá ou café sem vazamento”.


Um requisito não funcional é qualquer requisito que especifique como o sistema executa uma determinada função. Em outras palavras, um requisito não funcional descreverá como um sistema deve se comportar e quais são os limites de sua funcionalidade. Requisitos não funcionais geralmente especificam o sistema ' s atributos de qualidade ou características, por exemplo: “dados modificados em um banco de dados deve ser atualizado para todos os usuários que acessam lo dentro de 2 segundos. "

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais