Buscar

O que é termorregulação?

💡 5 Respostas

User badge image

Julianderson Freitas Rocha

É a manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Termorregulação é um termo que, em biologia, refere-se ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivo.


A termorregulação é a capacidade de um organismo de promover a manutenção de sua temperatura normal. O processo de termorregulação faz parte da homeostase corporal, já que trabalha com a termogênese e a termodispersão. Todos os seres vivos homeotérmicos possuem um mecanismo intrínseco que os ajuda a se manter em uma determinada temperatura para que não ocorra perda da funcionalidade do sistema. Em temperaturas muito elevadas ocorre desnaturação proteica e temperaturas muito baixas podem gerar hipotermia. Para o início dos estudos é preciso que se reconheça três tipos diferentes de temperatura que podem ser medidos por um termômetro específico.

Fonte: https://lucasnicolau.com/?v=publicacoes&id=2

Acesso em 11 set. 2018.

1
Dislike0
User badge image

Marilia Crislayne Soares Queiroz

Termorregulação é um termo que, em biologia, refere-se ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, mamíferos e aves). Esta regulação é exercida graças à coordenação entre a produção (termogénese) e libertação (termodispersão) do calor orgânico interno.
A termorregulação é um mecanismo de homeostasia, já que, na presença de oscilações térmicas externas, possibilita a manutenção da temperatura corporal dentro de fronteiras definidas.

Curti o comentario pra ajudar

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais