Buscar

Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:

I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show. 

II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa! 

III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência. 

IV. Estava doente, mas foi trabalhar. 

V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos. 

a) causa, causa, condição, oposição, comparação. 

b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo. 

c) causa, causa, conformidade, oposição, condição. 

d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa. 

e) causa, causa, condição, condição, causa.

💡 28 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão identificadas as relações semânticas de cada sentença.


Na sentença I – “Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show”, a chuva causou a impossibilidade de continuar o show. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “como” é de causa.


Na sentença II – “Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!”, o nervosismo do sujeito causou a inabilidade de conseguir apresentar o trabalho. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “porque” é de causa.


Na sentença III – “Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência”, o conectivo “exceto” estabelece a condição de que não pode haver violência para que as reivindicações sejam atendidas. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “exceto” é de condição.


Na sentença IV – “Estava doente, mas foi trabalhar”, o sujeito foi trabalhar apesar de estar doente. Ou seja, ir trabalhar e estar doente são ideias contraditórias. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “mas” é de oposição.


Na sentença V – “Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos”, o modo de trabalhar dos brasileiros é comparado com o modo de trabalhar dos norte-americanos. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “quanto” é de comparação.


A alternativa que apresenta as relações semânticas identificadas é a alternativa a) causa, causa, condição, oposição, comparação.


Concluindo, a resposta correta é a letra a.

12
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

Neste exercício, serão identificadas as relações semânticas de cada sentença.


Na sentença I – “Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show”, a chuva causou a impossibilidade de continuar o show. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “como” é de causa.


Na sentença II – “Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!”, o nervosismo do sujeito causou a inabilidade de conseguir apresentar o trabalho. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “porque” é de causa.


Na sentença III – “Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência”, o conectivo “exceto” estabelece a condição de que não pode haver violência para que as reivindicações sejam atendidas. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “exceto” é de condição.


Na sentença IV – “Estava doente, mas foi trabalhar”, o sujeito foi trabalhar apesar de estar doente. Ou seja, ir trabalhar e estar doente são ideias contraditórias. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “mas” é de oposição.


Na sentença V – “Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos”, o modo de trabalhar dos brasileiros é comparado com o modo de trabalhar dos norte-americanos. Portanto, a relação semântica estabelecida pelo conectivo “quanto” é de comparação.


A alternativa que apresenta as relações semânticas identificadas é a alternativa a) causa, causa, condição, oposição, comparação.


Concluindo, a resposta correta é a letra a.

7
Dislike0
User badge image

Riani de Arruda Graziani

acho que e a letra A
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais