Buscar

Ação Popular Ambiental

Por que a competência é diferente na ação popular ambiental, não se encaixando no art. 5º da lei 4.717 de 1965?

💡 2 Respostas

User badge image

matheus bombinha

GFFD

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O Professor Hermes Zaneti Jr. reconhece e explica a posição doutrinária sobre a ação popular ambiental:

“Parcela da doutrina vem defendendo a existência de dois institutos complementares, mas distintos, na norma constitucional que regula a ação popular. A ação popular propriamente dita, voltada para a defesa do patrimônio público e regulada pela Lei 4717/65, e a ação popular ambiental, destinada e vocacionada à defesa do patrimônio histórico, cultural e do meio ambiente.

Diferenças e particularidades podem ser apontadas, de acordo com a doutrina: a) prevalência das regras da LACP e do CDC em relação às próprias regras da LAP em ações populares em matéria ambiental, por exemplo, desnecessidade de ajuizamento da ação contra todos os responsáveis, já que a responsabilidade ambiental é solidária no direito ambiental; ou ainda, desnecessidade de citar, em todas as demandas populares ambientais, os órgãos do poder público; b) competência para o julgamento do juízo do local onde ocorreu o dano ou ilícito, observando a hipótese de competência territorial absoluta do art. 2º da LACP; c) aplicabilidade da regra de oitiva prévia da pessoa jurídica de direito público, nos termos da regra aplicável ao MSC e a ACP; d) imprescritibilidade, não valendo a regra do art. 21 da LAP, pois não há direito adquirido para poluir, mesmo as licenças regularmente concedidas tornam-se precárias em matéria ambiental; e) o recurso, em regra, terá apenas o efeito devolutivo (art. 14 da LACP), não se aplicando o art. 19 da LAP que prevê o duplo efeito; f) poderá tutelar obrigações de fazer e não-fazer de forma autônoma (arts. 461 do CPC e 84 do CDC), não se restringindo aos pedidos constitutivo e condenatório.” (Direitos Difusos e Coletivos. 5ª ed. pg. 349-350)

A doutrina que sustenta que o juízo competente para o processo e julgamento da ação popular ambiental é o do local onde ocorreu o dano ou ilícito, entende que a Lei de Ação Popular se insere no contexto de um microssistema de direito processual coletivo, formado pela Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985 (Lei da Ação Civil Pública – LACP) e pelo Código de Defesa do Consumidor, cujas definições processuais são intercambiáveis, de modo que seria possível a definição do foro, na ação popular, como o do local do dano, com base no artigo 2º da Lei da Ação Civil Pública.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais