Buscar

por favor me ajudem ?. alguem fez atividade 2 de liderança cultura e comportamento .

💡 1 Resposta

User badge image

Caroline Kanesaki Ishii

PERGUNTA 1

  1. Este ano será marcado por contradição nas tendências de consumo, segundo o relatório da Euromonitor, que coloca o uso de apps e o maior apelo visual como elementos desses comportamentos. Este ano será marcado por uma contradição nas tendências de consumo, simbolizada pela dualidade entre o desejo por itens de luxo, o uso mais frequente de apps de compra e o apelo pelo visual, de um lado, e a maior consciência ambiental e social, a apreciação pela frugalidade e a importância da comunidade, de outro. O relatório, de autoria da analista Daphne Kasriel-Alexander, assinala que os consumidores, ainda que continuem manifestando interesse por produtos considerados de luxo e comprando por impulsividade, vêm exercitando maior visão crítica no momento de abrir a carteira. Conheças as 10 tendências globais de consumo para este ano:

    •    Gastos por impulso
    •    Alimentação saudável
    •    Consciência social e ambiental
    •    Importância do ambiente comunitário
    •    Frustrações com o trabalho e a rotina
    •    Gosto pelo luxo
    •    Democratização do consumo
    •    Consumo pós-crise
    •    A Universidade dos aplicativos
    •    Apego visual
    Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/estudos-e-pesquisas/parceiros/item/8578-as-dez-tendencias-globais-de-consumo


    Como gestor você deverá tomar muitas decisões em sua carreira que poderão direcioná-lo ao caminho do sucesso. Das ETAPAS do PROCESSO DECISÓRIO, qual a única alternativa abaixo que melhor se aplica ao que foi lido no texto acima sobre tendências de consumo?

      a.

    Diagnóstico

      b.

    Geração de alternativa

      c.

    Identificação de uma situação

      d.

    Implantação

      e.

    Nova situação

0,25 pontos   

PERGUNTA 2

  1. A atividade de planejar reúne técnicas para estudar o futuro. Há várias técnicas que podem ser combinadas, uma delas reúne dados históricos e/ou índices de sucesso. No ramo de venda domiciliar, a dada cinco visitas, uma delas é bem-sucedida.

    A qual tipo de técnica administrativa que estamos nos referindo no texto acima?

      a.

    Construção de cenários

      b.

    Relações Causais

      c.

    Projeções temporais

      d.

    Análise de séries temporais

      e.

    Pesquisa de opinião e atitudes

0,25 pontos   

PERGUNTA 3

  1. Empreendedorismo constitui tema de importância vital em países como o Brasil, sendo responsável por um volume considerável de negócios. Por sua importância na formação e desenvolvimento de habilidades e competências, constitui uma disciplina específica, na qual são abordados diversos aspectos e especificidades relacionados ao empreendedorismo.

    Qual característica abaixo NÃO descreve o empreendedorismo?

      a.

    Toma a iniciativa de criar

      b.

    Buscar novas oportunidades de negócios para a organização na qual trabalha

      c.

    Aquele profissional ou empresa que busca inovar produtos ou serviços e processos

      d.

    É um comportamento que pode ser desenvolvido pelo indivíduo.

      e.

    Desenvolvimento de aspectos que procurem relacionar harmoniosamente o trabalho e vida privada

0,25 pontos   

PERGUNTA 4

  1. A Administração Participativa constitui uma filosofia de administração de pessoas que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. Pode ser aplicada no âmbito decisório ou em participação nos lucros e resultados. No âmbito decisório, consiste na reunião e participação efetiva dos funcionários nas decisões estratégicas da empresa.

    São características da Administração Participativa, EXCETO:

      a.

    Apoiar pessoas criativas e prover contextos para que seja gerado e/ou adquirido o conhecimento.

      b.

    Valorizar a capacidade do funcionário em tomar decisões e resolver problemas

      c.

    Pode ser entendida como a participação efetiva dos funcionários nas decisões estratégicas da empresa.

      d.

    Pode ser aplicada como participação nos lucros e resultados.

      e.

    Pode ser aplicada no nível decisório

0,25 pontos   

PERGUNTA 5

  1. AS OLIMPÍADAS EM NOSSO PLANEJAMENTO. Vivemos uma crise econômica e política em nosso país, mas não podemos esquecer que o momento, devido à proximidade das olimpíadas do Rio em 2016, também, é favorável a todos os tipos de investimentos – desde o desenvolvimento de parcerias até novos produtos. Se sua empresa pode, e consegue, se aproveitar da realização das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, como anda seu planejamento para isso? O momento, com certeza, é propício para todos os tipos de investimentos. Mas não adianta apenas querer sem ter algo de concreto a oferecer. E esta é a função do planejamento – registrar em um documento aonde podemos — e queremos — chegar com tudo isso.
    Texto modificado a partir da fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/negocios/gestao/item/14917-a-copa-no-nosso-planejamento

    “O planejamento estratégico busca convergir esforços e seu exercício permite um entendimento comum da missão, visão, dos objetivos gerais e específicos da empresa, entre outros aspectos importantes”.

    Pensando no que foi dito, aponte a alternativa que não está de acordo com o desenvolvimento de um planejamento estratégico para a sua empresa:

      a.

    Planejamento estratégico é apresentar, por escrito, as metas a serem alcançadas para um período de tempo no futuro.

      b.

    O planejamento estratégico deve ser único e centralizado, sendo simples e rápido de ser elaborado, já que envolve todos os setores de uma empresa.

      c.

    O planejamento estratégico precisa de acompanhamento ou, até mesmo, alterado por conta de uma necessidade.

      d.

    Avaliação ambiental interna e externa e identificação dos pontos fortes e fracos da organização.

      e.

    Cada setor da organização – desde a presidência até o atendimento ao público – também deve traçar metas para aperfeiçoar as ações a serem realizadas.

0,25 pontos   

PERGUNTA 6

  1. OLIMPÍADAS JÁ MOVIMENTAM O SETOR DE HOSPEDAGENS. Visitantes de 30 países diferentes já têm reservas na cidade para o período, de acordo com o Airbnb, que é o fornecedor oficial de hospedagem alternativa da competição.

    Faltando ainda um ano para os Jogos Olímpicos de 2016, o evento já está movimentando o setor de hospedagens na cidade do Rio de Janeiro. Parece cedo, mas pessoas de 30 países diferentes já têm reservas na cidade para o período, de acordo com o Airbnb, que é o fornecedor oficial de hospedagem alternativa da competição. Atualmente, há no Rio de Janeiro 20 mil anúncios de acomodações disponíveis pela plataforma. 
    Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/34206/olimpiadas-ja-movimentam-hospedagens.html# 

    A quais etapas do processo decisório o fato acima pode ser associado?

      a.

    Identificação de uma situação e Diagnóstico

      b.

    Escolha de uma alternativa e Implantação

      c.

    Identificação de uma situação e Avaliação da decisão

      d.

    Diagnóstico e Geração de Alternativas

      e.

    Diagnóstico e Escolha de uma alternativa

0,25 pontos   

PERGUNTA 7

  1. O planejamento estratégico busca convergir esforços e seu exercício permite um entendimento comum da missão, visão, dos objetivos gerais e específicos, entre outros aspectos importantes. 

    Em qual nível são definidas atividades, recursos e formas de controle necessários para atingir os cursos de ação escolhidos, sendo considerados de curto prazo?

      a.

    Nível operacional

      b.

    Nível tático

      c.

    Nível estratégico

      d.

    Nível alternativo

      e.

    Nível específico

0,25 pontos   

PERGUNTA 8

  1. Uma abordagem que é bastante antiga em sua prática, mas cuja nomenclatura é recente, intitula-se benchmarking, cuja expressão significa ponto de referência, ou seja, a busca das melhores práticas ou best practices por meio de comparações e adaptação sistemática de determinadas práticas organizacionais, seja de empresa do mesmo setor ou de outro, cuja prática ou os resultados obtidos se destacam perante outras empresas. Trata-se de um processo contínuo de investigação e aprendizagem a partir dos outros, uma ferramenta ao alcance de qualquer organização e aplicável a qualquer processo organizacional. Não se trata de mera cópia ou imitação, nem consiste em um processo rápido, mas da adaptação de práticas que deram bons resultados em outras empresas para melhorar os processos de sua empresa.

    Com relação ao benchmarking, analise as afirmativas a seguir:
    I.    O benchmarking é uma atividade de curto prazo para evitar defasagem de dados.
    II.    O benchmarking enfatiza, como pressuposto, o aspecto processual.
    III.    O benchmarking é aplicado somente entre organizações do mesmo setor de atuação, sob pena de análises enviesadas.
     

    Assinale a alternativa que mais se adequa ao benchmarking:

      a.

    As alternativas II e III estão corretas

      b.

    As alternativas I e II estão corretas.

      c.

    Somente a alternativa III está correta

      d.

    Somente a alternativa I está correta

      e.

    Somente a alternativa II está correta

0,25 pontos   

PERGUNTA 9

  1. MARCAS APOSTAM EM EMOTICONS PRÓPRIOS COMO ESTRATÉGIA.

    Apesar de sua enorme penetração no mundo digital, o que talvez muitos não saibam é que o emoticon não é algo que surgiu neste século. Há 30 anos, o professor Scott Fahlman enviava a primeira combinação de caracteres para expressar sentimentos. Ao mesmo tempo amadas e odiadas, o fato é que as tais carinhas para expressar sentimentos são absolutamente populares e utilizadas em todo o mundo. Praticamente um dos ícones das conversas virtuais, a novidade é que recentemente os emoticons passaram a fazer parte da estratégia de comunicação das marcas. Não à toa, a Mentos acaba de anunciar novas figurinhas para os seus "ementicons". Seja emoticon ou emoji, marcas como Ikea, General Eletric, Comedy Central já contam com o recurso para envolver os consumidores de uma nova maneira. Em Porto Rico, por exemplo, a Coca-Cola criou 30 "emoticokes" (veja abaixo) recentemente.
    EMOTICOKE 
    Para muitos, essa tentativa de estar ainda mais presente no dia a dia do consumidor pode ser algo banal. É necessário observar, entretanto, que a iniciativa sinaliza um cenário mais abrangente: no ambiente digital as marcas não disputam a atenção das pessoas apenas com concorrentes, mas também com os amigos, colegas e familiares desses indivíduos. 
    Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/negocios/marketing/item/28733-marcas-apostam-em-emoticons-proprios


    Pensando nos Modelos de Administração mais atuais, a qual tipo de estratégia o texto acima melhor se insere?

      a.

    Constitui um processo lógico e simples, de fácil resolução e de curto prazo, que auxilia o comportamento emocional/racional e na execução de atividades mais recentes, sendo basicamente o planejamento estratégico.

      b.

    O diagnóstico procura entender apenas as causas da empresa, não necessitando da busca de ameaças ou oportunidades.

      c.

    O planejamento estratégico emerge a partir do reconhecimento de que a empresa é influenciada pelo ambiente e, portanto, não necessita da busca por oportunidades ou ameaças no mercado.

      d.

    Todo o processo organizacional e decisório é orientado pela crise, com processos fluídos, descontinuados, fragmentados e baseados, de preferência, na intuição.

      e.

    A identificação de uma dada situação pode constituir um problema e gerar sentimentos negativos, mas também pode ser identificada uma oportunidade e constituir um desafio, um estímulo para o alcance de objetivos, de uma tomada de decisões.

0,25 pontos   

PERGUNTA 10

  1. Planejar é definir objetivos a partir da combinação de forças dinâmicas internas e externas. Pode ser definido como uma técnica para lidar com o futuro ou a seleção de meios para atingir objetivos. Trata-se de uma atividade inerente (essencial) ao ser humano e às organizações que operam em ambientes cada vez mais complexos, tornando maior a tomada de decisões. O processo de planejamento consiste na obtenção de informações sobre:
    I.      O ambiente
    II.     Elenco de oportunidades e ameaças
    III.    Forças e fraquezas organizacionais
    IV.    Proposição de alternativas

     

    Quais dos itens acima fazem parte de um planejamento estratégico?

      a.

    Os itens II e III

      b.

    Os itens I e IV

      c.

    Os itens I e III

      d.

    Os itens II, III e IV

      e.

    Todos os itens estão corretos

0,25 pontos   

Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais