Buscar

Como se explica o direito de solidariedade ativa?

💡 2 Respostas

User badge image

Luan Marcos Kominkiewicz Zuanazzi

Solidariedade ativa é quando há pluralidade de credores, onde todos têm direito de crédito sobre toda a obragação, podendo cobrá-la em sua totalidade. No entanto, aquele que vier a receber a obrigação por inteiro tornar-se-á deverdor perante os demais credores, fazendo-se a distribuição das quotas proporcionalmente ao crédito de cada um, devido a individualização dos vínculos jurídicos. Os demais credores, por colorário, não terão mais direito de crédito sobre o antigo deverdor, que com o pagamento a um dos credores extingue sua dívida.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Acreditamos que a pergunta tenha por intuito obter informações a respeito da solidariedade ativa.

Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor (solidariedade ativa), ou mais de um devedor (solidariedade passiva), cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

Na solidariedade ativa, portanto, há a solidariedade no pólo ativo da obrigação, ou seja, entre os credores. Sendo adimplido um dos credores, este, devido ao vínculo interno existente, deverá repassar a cota correspondente aos demais.

Na solidariedade passiva ocorre o oposto: o vínculo jurídico se dá entre os devedores. Por conseguinte, cada devedor fica adstrito a execução de toda obrigação e ao credor é dada a possibilidade de demandar a dívida por inteiro de qualquer dos devedores. A escolha fica a cargo do credor, podendo o mesmo demandá-los individual ou conjuntamente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais