Buscar

Como são geradas as imagens no microscópio óptico, microscópio eletrônico de varredura e no microscópio eletrônico de transmissão?

Microscópio 

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Um microscópio óptico é um microscópio baseado em lentes ópticas. A fonte de luz, com a ajuda de uma lente (ou sistema), chamada de coletor, é mostrada no plano do diafragma de íris de abertura do condensador. Este diafragma é instalado no plano focal anterior do condensador e sua abertura numérica pode variar. O diafragma de íris disposto ao lado do coletor é o diafragma de campo. A variação do diâmetro do diafragma de campo permite obter sua imagem igual ao campo visual linear do microscópio. A abertura numérica do condensador excede, geralmente aquela da abertura do objetivo microscópico: é a iluminação que permite ver melhor o que nós queremos observar como células ou membranas celulares entre outros.
A microscopia eletrônica de varredura é capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra usando interações elétron-matéria. Ele usa um feixe de elétrons em vez de um feixe de luz para formar uma imagem. A amostra é geralmente coberta com uma camada de carbono ou uma camada fina de um metal, como ouro, para dar um caráter condutor. Posteriormente, a superfície é varrida com elétrons acelerados que viajam pelo canyon. Um detector formado por lentes baseadas em eletroímãs, mede a quantidade e intensidade dos elétrons que a amostra retorna, podendo mostrar figuras em três dimensões por imagem digital.
Um microscópio electrónico de transmissão é um microscópio que utiliza um feixe de elétrons para exibir um objeto, porque o poder de amplificação de um microscópio óptico é limitado pelo comprimento de comprimento de onda de luz visível. A característica deste microscópio é o uso de uma amostra ultrafina e a imagem obtida a partir dos elétrons que passam através da amostra.
2
Dislike0
User badge image

Enfermagem Puccamp

microscópio eletrônico de varredura (português brasileiro) ou microscópio eletrónico de varrimento (português europeu) (MEV) é um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. Devido à maneira com que as imagens são criadas, imagens de MEV têm uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial da amostra. Além de avaliar os aspectos topográficos, essa técnica também é útil para verificar a composição e outras características do material que compõem as amostras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais