Buscar

O que é zimogênio?

Olá! Alguém poderia me explicar o que exatamente é o zimogênio?

💡 11 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O zimogênio trata-se de uma pró-enzima que necessita de alteração bioquímica para sua ativação, ou seja, para se tornar uma enzima. Para que um zimogênio se torne ativo é necessário que haja hidrólise de determinadas ligações peptídicas, com remoção de um segmento de cadeia e consequente nova reestruturação da mesma. Várias enzimas são sintetizadas e armazenadas na forma de zimogênios tornando-se ativas apenas em locais diferentes, onde exercerão sua devida função, como é o caso da tripsina produzida no pâncreas e só se tornará ativa quando chegar ao estômago para realizar seus devidas funções na digestão Ou seja, a regulação enzimática passa por um precursor sem atividade catalítica que será ativado. No caso das proteases, chama-se zimogênios. Sendo assim, podemos concluir que são formas inativas de enzimas.

12
Dislike0
User badge image

Ana Marcondes

É a forma inativa de uma enzima que através de uma clivagem (quebra) produz a forma ativa, ou seja, a que realiza a função metabólica. Ex: pepsinogenio é a forma inativa da pepsina. O pepsnogenio quando em contato com ácido cloridríco se transforma em pepsina. 

28
Dislike2
User badge image

Mariane de Souza

Muito obrigada Ana Marcontes! 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais