Buscar

Quais são os protocolos anestésicos dissociativos mais utilizados em cães e gatos?

Quais são os protocolos anestésicos dissociativos mais utilizados em cães e gatos? Quais são suas respectivas indicações? Vantagens e desvantagens?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Anestesiologia Veterinária


Os protocolos anestésicos dissociativos são bastante utilizados pela praticidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos em animais. É pertinente destacar que, no entanto, há um risco anestésico em animais de pequeno porte, embora seja pequeno. Um exemplo é a insuficiência renal aguda em cães e gatos mais idosos. Entre os protocolos anestésicos mais utilizados temos: Acepromazina, cetamina, midazolam, xilazina. Os anestésicos podem ser utilizados de modo associativo, na mesma seringa. Por exemplo, a cetamina + xilazina: 60 a 80mg de cetamina + 8 a 15mg de xilazina. A Cetamina + Xilazina + Acepromazina: 30 a 40 mg de cetamina + ~5mg de xilazina + ~0,5mg de acepromazina /kg.


Portanto, os protocolos anestésicos dissociativos são importantes, mas devem ser administrados e passar por uma análise das condições dos animais, tais como: idade, peso, entre outros fatores.

1
Dislike0
User badge image

Mayara Chinaglia

Cetamina (Quetamina) + diazepam - duração em torno de 30 a 40 m. Pouca depressão resp, mantém FC, e sempre associada ao diazepam pra evitar episódios convulsivos. 

Ou Zoletil/ zolazol -  Tiletamina + zolazepam, a vantagem aqui é a duração de 60 minutos, e dependendo do procedimento isso é bom. Porém a solução dos dois está sempre associada, e o efeito de cada composto acaba em tempos diferentes, não dá pra regular a dosagem só do zolazepam ou só tiletamina.

0
Dislike0
User badge image

Julia Ribeiro

cloridrato de cetamina (quetamina) + xilazina

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais