Buscar

que relacao podemos estabelecer entre ciencia ocidental o discurso racista e a colonizacao

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Silva

Uma possível relação entre o discurso racista, a colonização e a ciência ocidental pode ser estabelecida quando analisamos o mundo em termos históricos. Durante o século XIX e XX, o mundo vivenciou uma série de violações dos direitos mais básicos que seriam determinados em 1948 pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Estas violações pautaram-se na ideia de que os homens configuravam-se em diferentes grupos raciais, que localizavam-se em diferentes estágios da escala evolutiva e que, por isso, os mais "atrasados" deveriam ser auxiliados pelos mais "evoluídos".



Dessa forma temos que, para a ciência Ocidental, os mais evoluídos seriam os brancos europeus e os menos evoluídos seriam os negros africanos e asiáticos. Isso configurou uma forma de racismo científico predominante no período citado.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas