Buscar

qual o conceito e fontes do direito do trabalho?

💡 4 Respostas

User badge image

Rafael Ferraioli Scardoeli

Conceito: 

  • Corrente subjetivista: define o Direito do Trabalho tendo como premissa os sujeitos da relação de trabalho;

  • Corrente objetivista: define o Direito do Trabalho apresentando conceitos fundados no conteúdo objetivo das relações jurídicas reguladas pelo Direito do Trabalho;

  • Corrente mista: define o Direito do Trabalho através de uma mescla de pensamento das duas correntes anteriores.

Fontes: fatores econômicos, sociais, políticos, culturais, religiosos, biológicos, que influenciaram a produção da norma contrato de trabalho, regulamento de empresa, acordo coletivo de trabalho e convenção coletiva de trabalho,Constituição Federal, leis, medidas provisórias, tratados internacionais (em especial as convenções da Organização Internacional do Trabalho), normas regulamentares e decretos do Ministério do Trabalho e Emprego, sentença normativa

 

3
Dislike0
User badge image

Artur neto

 FONTES
 Fonte significa o manancial, início ou o princípio do qual surge o Direito. Expressão para designar a origem das normas jurídicas.
 CLASSIFICAÇÃO:
 1. FONTES MATERIAIS;
 2.FONTES FORMAIS: autônomas e heterônomas
 1. FONTES MATERIAIS: é o momento pré-jurídico inspirador da norma, em função dos fatores sociais, psicológicos, econômicos, históricos políticos., que intervém no nascimento da regra jurídica, influencia na criação da norma jurídica. Preocupação da Sociologia Jurídica.
 Ex.: greves em busca de novas e melhores condições de trabalho.
 2. FONTES FORMAIS: é a norma já construída. Momento eminentemente jurídico, com a regra plenamente materializada, exteriorizada.

2
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Direito do trabalho é o ramo jurídico que estuda as relações de trabalho. Fontes do direito do trabalho são acontecimentos, fatos e atos que dão origem ao sistema trabalhista. Do ponto de vista material, o sistema trabalhista encontra sua origem em motivos políticos, sociais e econômicos fundamentais à construção de uma determinada forma de sociedade. Na perspectiva formal, está baseado em princípios e regras que se exteriorizam ao mundo por normas jurídicas.

Detalhando as classificações das fontes de direito do trabalho, temos:

Fontes materiais do direito do trabalho- As Fontes materiais se relacionam a um momento pré-jurídico, onde fatores sociais, econômicos etc, influenciam na efetivação de normas jurídicas. Em outras palavras, fontes materiais são fatores que influenciam na criação e alteração das normas jurídicas.

Fontes formais do direito do trabalho- As Fontes formais se enquadram em sua exteriorização na ordem jurídica, na forma de Constituição, emenda à Constituição, etc. Assim, fontes formais são “os mecanismos exteriores e estilizados pelos quais as normas ingressam, instauram-se e cristalizam-se na ordem jurídica”.

Fontes heterônomas do direito do trabalho- Fontes heterônomas se enquadram como leis, decretos, são normas elaboradas pelo Estado, sem participação direta dos destinatários da mesma em sua produção.

Fontes autônomas do direito do trabalho - Fontes autônomas são elaboradas pelos próprios destinatários, que regulamentam suas condições de trabalho, diretamente ou por meio de sindicatos. Este é o caso das negociações coletivas de trabalho.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais