Buscar

é proibido a recondução ao mesmo cargo no âmbito da msm legislatura pra mesa diretora, então um senador pode voltar para o msm cargo apos 2 anos ou 4?

poder legislativo

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Renata

Se for eleito em outra legislatura, sim!

 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Os membros da mesa diretora do Senado são eleitos para mandatos de dois anos, após o termino dos dois anos o mesmo senado não poderá concorrer à reeleição durante a vigência da mesma legislatura, que segundo o artigo 44 da CF tem duração de 4 anos.

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos.

O início do ano legislativo se dá no dia 01/02 e o último dia é 22/12.  Com isso, se o Senador estiver na mesa diretora nos 2 primeiros anos da legislatura, terá que esperar o início da nova legislatura para tentar novamente o cargo. Se o parlamentar estiver no cargo nos dois últimos anos da legislatura (e for reeleito como senador), poderá tentar nos dois primeiros anos da legislatura um lugar na mesa diretora. Caso consiga, deverá ficar fora nos dois últimos anos da legislatura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais