Buscar

Como a propriedade urbana de município que não possui plano diretor atende a função social?

💡 2 Respostas

User badge image

arthur santos

derivando do principiop de tgp

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Art. 182. (...)

§ 2º A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

A questão é complexa porque uma interpretação literal do art. 182, §2º, CF, nos leva a crer que na ausência de Plano Diretor a propriedade não teria como  cumprir sua função social. Obviamente isso não faz sentido, até porque o Plano Diretor não é obrigatório para todos os municípios, de modo que não seria razoável imaginar que as propriedades de municípios não obrigados a instituir o Plano poderiam deixar de observar a função social da propriedade.

Não há uma resposta fechada para essa questão.

Em interessante Dissertação de Mestrado defendida na PUC-SP, Jean Jacques Erenberg ensina que o “princípio da função social da propriedade urbana tem um conteúdo mínimo, jurídico e cogente, que pode ser extraído do sistema constitucional brasileiro instituído a partir da promulgação da Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 e que não depende da edição de plano diretor para incidir de forma plena, direta e imediata sobre toda propriedade urbana localizada no território nacional.”

Para ter acesso ao trabalho, confira o link: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/7518

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais