Buscar

O uso da vírgula

O uso da vírgula deve observar o padrão frasal da Língua Portuguesa. Dentre as alternativas abaixo, aponte a que apresenta o uso correto no emprego da vírgula.   

A cidade de Roma, é o berço da civilização ocidental.

Quando, as crianças voltarem da escola, iremos ao cinema.

O furacão levou árvores, telhados, carros, pontes e animais.

Depois das nove horas da noite, todas as padarias do bairro, fecham as portas.

A diminuição, da água no mundo é constante e, muitas, vezes, silenciosa.

💡 4 Respostas

User badge image

erick loki

o furacão levou, árvores, telhados, carros, Pontes e animais.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

Neste exercício, será identificada a oração que aplica a virgula corretamente.


Na primeira oração, “A cidade de Roma, é o berço da civilização ocidental”, o uso da vírgula está errado, pois não se deve separar o sujeito (a cidade de Roma) do predicado (é o berço da civilização ocidental).


Na segunda oração, “Quando, as crianças voltarem da escola, iremos ao cinema”, o uso da vírgula logo após a palavra “quando” está errado, pois não se separa a conjunção (quando) do restante da oração.


Na terceira oração, “O furacão levou árvores, telhados, carros, pontes e animais”, o uso da vírgula está correto, pois está sendo feita uma enumeração das coisas que foram levadas pelo furacão.


Na quarta oração, “Depois das nove horas da noite, todas as padarias do bairro, fecham as portas”, o uso da vírgula está errado, pois não se deve separar o sujeito (todas as padarias do bairro) do predicado (fecham as portas).


Na quinta e última oração, “A diminuição, da água no mundo é constante e, muitas, vezes, silenciosa”, o uso da vírgula logo após a palavra “diminuição” está errado, pois o sujeito da oração (a diminuição da água no mundo) não deve ser desmembrado por uma vírgula.


Concluindo, a oração que aplica a vírgula corretamente é a terceira oração.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, será identificada a oração que aplica a virgula corretamente.


Na primeira oração, “A cidade de Roma, é o berço da civilização ocidental”, o uso da vírgula está errado, pois não se deve separar o sujeito (a cidade de Roma) do predicado (é o berço da civilização ocidental).


Na segunda oração, “Quando, as crianças voltarem da escola, iremos ao cinema”, o uso da vírgula logo após a palavra “quando” está errado, pois não se separa a conjunção (quando) do restante da oração.


Na terceira oração, “O furacão levou árvores, telhados, carros, pontes e animais”, o uso da vírgula está correto, pois está sendo feita uma enumeração das coisas que foram levadas pelo furacão.


Na quarta oração, “Depois das nove horas da noite, todas as padarias do bairro, fecham as portas”, o uso da vírgula está errado, pois não se deve separar o sujeito (todas as padarias do bairro) do predicado (fecham as portas).


Na quinta e última oração, “A diminuição, da água no mundo é constante e, muitas, vezes, silenciosa”, o uso da vírgula logo após a palavra “diminuição” está errado, pois o sujeito da oração (a diminuição da água no mundo) não deve ser desmembrado por uma vírgula.


Concluindo, a oração que aplica a vírgula corretamente é a terceira oração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais