Buscar

Como Austin e Stamler definem o conceito de Direito?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Para Austin, autor vinculado a corrente do Positivismo Conceitual/Metodológico, defende a ideia de que o direito se reduz a ordens (normas).

Ele concebe o Direito em normas baseadas em ameaça, normas jurídicas consistentes em ordens (comands) emanadas do soberano.

Rudolf Stammler, pertencente ao movimento Neokantista da Escola de Malburgo, o Direito é um querer.

Segundo Marco Aurélio Ventura Peixoto, o querer de Stammler é "optar por um fim e subordinar a esse fim determinados meios". No entender de Miguel Reale, "o querer, em suma, é uma forma de ordenação de conduta, enquanto subordina meios a fins."

Para Stammler, portanto, o Direito é um querer (gênero próximo), e as diferenças específicas desse gênero são que o querer é vinculatório, autárquico e inviolável.

"É vinculatório, porque regula condutas em recíproca interferência, havendo intersubjetividade dos sujeitos contrapostos. É autárquico, porque vale por si mesmo, independente da vontade dos indivíduos. É também inviolável, porque o dever jurídico originário não deve ser descumprido, ou seja, a norma transgredida dispõe de meios para obrigar aquela conduta a que o indivíduo estava obrigado."

1
Dislike0
User badge image

rafael arruda

Stammler, fala do Direito como um querer entrelaçante, a exemplo da bilateridade atributiva de Reale. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais