Buscar

Qual o mecanismo de ação dos medicamentos Corticosteróides?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

 

Os corticosteroides são potentes inibidores dos processos inflamatórios e são amplamente utilizados no tratamento da asma. Os efeitos anti-inflamatórios são mediados pela ligação direta do complexo receptor glicocorticoide aos elementos responsivos glicocorticoides na região promotora dos genes, ou por uma interação deste complexo com outros fatores de transcrição, em particular proteína ativadora-1. 


Os glicocorticoides inibem muitas moléculas associadas à inflamação, tais como citocinas, metabólitos do ácido araquidônico e moléculas de adesão. Em contraste, os mediadores anti-inflamatórios são frequentemente regulados pelos glicocorticoides. 


Uma vez que as células epiteliais brônquicas podem ser alvos importantes para a terapia com glicocorticoides na asma, os efeitos dos glicocorticoides sobre os genes inflamatórios epiteliais serão enfatizados. Sendo assim, o mecanismo de ação é a ligação direta do complexo receptor. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os corticosteroides são potentes inibidores dos processos inflamatórios e são amplamente utilizados no tratamento da asma. Os efeitos anti-inflamatórios são mediados pela ligação direta do complexo receptor glicocorticoide aos elementos responsivos glicocorticoides na região promotora dos genes, ou por uma interação deste complexo com outros fatores de transcrição, em particular proteína ativadora-1.


Os glicocorticoides inibem muitas moléculas associadas à inflamação, tais como citocinas, metabólitos do ácido araquidônico e moléculas de adesão. Em contraste, os mediadores anti-inflamatórios são frequentemente regulados pelos glicocorticoides.


Uma vez que as células epiteliais brônquicas podem ser alvos importantes para a terapia com glicocorticoides na asma, os efeitos dos glicocorticoides sobre os genes inflamatórios epiteliais serão enfatizados. Sendo assim, o mecanismo de ação é a ligação direta do complexo receptor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais