Buscar

Boa Tarde pessoal. Alguém poderia me falar sobre os Pressupostos Processuais?

Boa Tarde pessoal. Alguém poderia me falar sobre os Pressupostos Processuais? 

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Cláudia

o processo é o instrumento pelo qual o Estado exerce a sua jurisdição. Nesta mesma linha, se para o exercício da jurisdição por meio do processo são traçados diversos procedimentos previstos em lei, o processo pode ser definido como “o procedimento que, atendendo aos ditames da Constituição da República, permite que o Juiz exerça sua função jurisdicional”.

Neste contexto, a doutrina conceitua os pressupostos processuais como “aquelas exigências legais sem cujo atendimento o processo, como relação jurídica, não se estabelece ou não se desenvolve validamente. E, em conseqüência, não atinge a sentença que deveria apreciar o mérito da causa”.

Como se vê, tanto as condições da ação como os pressupostos processuais são causas de extinção do processo sem resolução do mérito, tanto que o próprio CPC os prevê expressamente em seu artigo 267:

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:      (...) 

IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo; 

(...) 

Vl - quando não concorrer qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual; 

Como se vê, ainda que sucinto, o próprio CPC conceitua os pressupostos processuais como sendo de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.

Assim, analisando os conceitos trazidos acima, pode-se concluir que não há como se confundir as condições da ação com os pressupostos processuais. Isto porque, ainda que ambos ensejem a extinção do processo sem resolução do mérito quando ausentes atuam em planos diferentes da relação jurídica.

Considerando o conceito trazido pelo inciso IV do artigo 267, podemos concluir que os pressupostos processuais atuam no plano da validade da relação processual, enquanto as condições da ação, por importarem no cotejo do direito de ação concretamente exercido com a viabilidade abstrata da pretensão de direito material, atuam no campo da eficácia.

Espero Ter ajudado. Bons estudos!!!

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais