Buscar

Quais são os princípios gerais do preparo cavitário?

💡 2 Respostas

User badge image

Vanquiria Klipel

Forma de resistência, forma de contorno, forma de retenção, forma de conveniência, remoção da dentina cariada remanescente, acabamento das paredes de esmalte, limpeza da cavidade.

Princípios atuais: as cavidades devem ser preparadas com base em dois preceitos basicos: maxima conservação de estrutura sadia e bom senso. Cada lesão e cada dente representam caracteristicas únicas e devem, portanto, ser tratadas de forma individualizada.

3
Dislike0
User badge image

Fernanda Menezes

A ordem geral de procedimentos no preparo de uma cavidade, de acordo com Black é a seguinte:

  • Forma de contorno: define a area de superficie do dente a ser incluida no preparo cavitario.
  • Forma de resistencia: caracteristica dada a cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir as forcas mastigatorias.
  • Forma de retencao: forma dada a cavidade para torna-la capaz de reter a restauração, evitando o seu deslocamento.
  • Forma de conveniencia: etapa que visa possibilitar a instrumentacao adequada da cavidade e a insercao do material restaurador
  • Remoção da dentina cariada remanescente: procedimento para remover toda a dentina cariada que permaneça após as fases prévias do preparo.
  • Acabamento das paredes e margens de esmalte: consiste na remoção dos prismas de esmalte fragilizados, pelo alisamento das paredes internas de esmalte da cavidade, ou no acabamento adequado do angulo cavosuperficial.
  • Limpeza da cavidade: remoção de partículas remanescentes das paredes cavilarias, possibilitando a colocação do material restaurador em uma cavidade completamente limpa.

FORMA DE CONTORNO

  • Materiais permanentes: a forma de contorno deve englobar todo o tecido cariado e áreas suscetíveis a cárie a serem restauradas. Principios basicos a serem considerados: todo esmalte sem suporte deve ser removido, o angulo cavosuperficial deve localizar-se em uma area de resistencia e que possibilite acabamento as bordas da restauraçao.
  • CAVIDADES DE CICATRÍCULAS E FISSURAS
  • Para o correto planejamento da forma de contorno nessas areas do dente, deve-se ter em mente varios fatores:
  1. Extensão da cárie: considerando que a cárie se propaga como dois cones superpostos pelas bases, na junção amelo-dentinaria, a forma de contorno deve englobar tanto a extensão superficial da cárie como a sua propagação ao longo dessa junção.
  2. Extensão de conveniencia: a forma de contorno também deve englobar todas as cícatriculas, fissuras e sulcos muito profundo e próximos a carie para permitir um bom acabamento das bordas da restauração. As estruturas de reforços dos dentes, como as crias marginais, pontes de esmalte, arestas e vertentes de cúspide, devem ser preservadas durante o preparo da cavidade, a menos que tenham sido envolvidas pela cárie.

Quando duas cavidades distintas se encontram separadas por uma estrutura sadia de menos de 1mm, elas devem ser unidas numa única cavidade, a fim de eliminar essa estrutura dentária enfraquecida. Caso contrário essa estrutura deverá ser mantida, preparando-se duas cavidades distintas.

  • Idade do paciente: em pacientes idosos, nos quais as faces triturastes dos dentes apresentam desgaste oclusal funcional acentuado e os sulcos tenham praticamente desaparecido, a forma de contorno deve se limitar a remoção do tecido cariado e a determinação de paredes em dentins e esmalte hígidos.
  • CAVIDADES DE SUPERFICIES LISAS

O processo carioso em superficies lisas propaga-se mais em extensão do que em profundidade.

  • A cárie, que nesses casos se propaga como dois cones superpostos, ápice contra base, na junção amelo-dentinaria, deve ser totalmente incluída no delineamento do contorno.
  • O ângulo cavosuperficial da cavidade deve ser estendido até que seja encontrada uma estrutura dental sadia e o preparo possibilite um bom acabamento da margem da restauração.
  • O esmalte remanescente deve estar idealmente suportado por dentina sã.

Além dessas considerações, outros fatores influem na determinação da forma de contorno dessas superfícies:

  1. Extensão para gengival: do ponto de vista clínico, a extensão ideal da parede gengival dos preparos cavitários seria aquela que pudesse ser determinada o mais distante possível do tecido gengival. Essa condição facilita todos os procedimentos operatorios, tais como acabamento da margem, isolamento do campo operatório, adaptação da matriz, remoção de possíveis excessos, moldagens, etc.
  2. Cáries e outros tipos de lesões: as cavidaes poderao se localizar supragengivalmente, ao nivel da gengival ou subgengivalmente.
  • Estética: a estética principalmente na região antero-superior da boca, é muito importante e determina a localização subgengival do limite cervical das restaurações fundidas estéticas.
  1. Retenção: Coroas clínicas curtas, pouca estrutura dentária remanescente ou cavidade com paredes axiais sem altura satisfatória, que impossibilite a retenção friccional da restauração, algumas vezes determinam a extensão subgengival do limite cervical das restaurações fundidas (preparos com extensao subgengival).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais