Buscar

O vírus deve ou não ser considerado um ser vivo?

💡 5 Respostas

User badge image

Deirdry

Em um estudo feito em 2003, foram analisadas “dobras” de mais de 5 mil organismos, entre eles, 3,5 mil vírus. Essas dobras são estruturas de proteína que ficam inscritas no genoma de células quaisquer e dos próprios vírus. Resultado: 442 dobras são comuns entre vírus e células, e apenas 66 são exclusivas dos vírus.

Isso quer dizer que, evolutivamente, os vírus compartilhavam material genético com as células, mas em algum momento se tornaram entidades diferentes. O líder da pesquisa, Caetano-Anollés, disse: “O simples fato de existir uma biologia universal unificando vírus e células, agora justifica a construção de uma árvore da vida que englobe vírus do lado das células”. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os vírus são entidades biológicas microscópicas e bastantes simples. São basicamente compostos por ácido nucleico, proteínas e as vezes uma estrutura chamada envelope.


Existe um grande discursão entre os pesquisadores sobre o fato de o vírus ser considerado um ser vivo ou não. Alguns acreditam que pelo fato de não conseguir se multiplicar sem o auxílio de uma célula não devem ser considerados um ser vivo.


Dessa forma, podemos concluir que o vírus não deve ser considerado um ser vivo.

1
Dislike0
User badge image

Adriany Margalho

Nao . Pq o virus so se torna ativa denteo de uma celula .
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais