Buscar

Quais as principais caracteristicas do positivismo?

💡 1 Resposta

User badge image

Mariele Domingues

Características principais do positivismo, com especial menção aos traços que singularizam o neopositivismo e o positivismo lógico:

  • Uma das características que mais têm pesado sobre a prática da pesquisa (…), ainda que ela não seja a mais importante do positivismo, é a de considerar a realidade como formada por partes isoladas (…). Esta visão isolada dos fenômenos sociais, opostas à idéia de integridade e de transformação dialética hequeliana, permitiu que nossos pesquisadores realizam sem estudos (…), desvinculados de uma dinâmica ampla e submetidos a relações simples, sem aprofundar as causas (…)
  • O positivismo não aceita outra realidade que não sejam os fatos que possam ser observados. “para que determinados estudos sejam considerados ciência, eles devem recair sobre fator que conhecemos que se realizem e sejam passíveis de observação (Durkheim, 1975, p59)
  • Isto originou um problema. Que se passava com os estados mentais? Todos conheciam que eles eram diferentes dos fatos do mundo material e da realidade social. O behaviorismo em busca da cientificidade eliminou a introspecção, de qualquer natureza e complexidade, se manifestavam através do comportamento e este podia ser observou (…)
  • O investigador estuda os fatos, estabelece relações entre eles, pela própria ciência pelos propósitos superiores da alma humana de saber. Não está interessado em conhecer as conseqüências de seus achados. Este propósito do espírito positivo engendrou uma dimensão que foi defendida com muito entusiasmo e ainda hoje, em alguns meios, se levanta como bandeira verdadeira: a neutralidade da ciência. “a ciência estuda os fatos tão somente para conhecê-los, de modo absolutamente desinteressado” (Durkheim, 1975, p.59) (…)
  • Um dos traços mais característicos do positivismo está representado por sua rejeição ao conhecimento metafísico, à metafísica. (…) “devemos limitar-nos ao positivamente dado, aos fatos imediatos da experiência, fugindo de toda especulação metafísica. Só há um conhecimento e um saber, aquele que é próprio das ciências especiais, mas não um conhecimento e um saber filosófico-metafísico” (Hassen, 1976, p.45) (…)
  • Uma das afirmações básicas do positivismo está representada pela sua idéia de unidade metodológica para investigação dos dados naturais e sociais. Partia-se da idéia de que tanto os fenômenos da natureza, como os da sociedade estavam regidos por leis invariáveis.
  • O positivismo estabeleceu distinção muito clara entre valor e fato. Os fatos eram objetos da ciência. Os valores, como não eram “dados brutos” e apenas expressões culturais, ficavam fora do interesse do pesquisador positivista, nunca poderiam constituir-se num conhecimento científico.
  • O positivismo reconhecia apenas dois tipos de conhecimento autêntico, verdadeiros, e legítimos; numa palavra, científica: o empírico, representado pelos achados das ciências naturais, o mais importante de ambos; e o lógico, constituído pela lógica e pela matemática. (…)    (TRIVINOS, Augusto. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atras, 1984.)
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais