Buscar

Como montar um gráfico de Demanda e Oferta Agregada .

Considere o modelo de Demanda e Oferta agregada em uma economia fechada:

a) Demonstre os impactos de uma política de redução de tributos sobre variáveis do modelo ( pib , preços, juros , consumo e investimento ) no curto e no longo prazo. Represente graficamente.

 

💡 3 Respostas

User badge image

welber

Sendo a curva de Demanda Agregada: Y=G+C+I e a curva de Oferta uma curva de Philipps, traça elas em X, sendo o ponto de intersecção o nível de preço e produto natural em um equilíbrio de médio prazo, caso exista uma redução dos tributos, considerando que o C não seja uma função da renda disponível, ou seja em caso simplificado, temos uma redução do G, sendo assim redução do PIB, Preço, e manutenção de consumo e invetimento no curto prazo, sendo que no longo prazo o PIB e preço voltarão para o nível natural, mas com o investimento maior agora. 
Se considerarmos que C=Yd e que Yd=Y-Impostos, temos que uma diminuição do produto aumentará o consumo, uma vez que aumentam a renda disponível, sendo assim, uma redução no tributo faria com que nada se alterasse, já que a renda que o G não arrecadou foi movida para a renda disponível, se caso a renda disponível tiver um fator de sensibilidade de propensão a consumir, teremos que no curto prazo o pib, preços, gasto do governo diminuam, e que o consumo aumente, e no longo przo o pib e preço convergiriam com o pib e preço natural e o investimento iria aumentar. 

2
Dislike1
User badge image

Céli Regina

valeu welber
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O modelo básico de procura agregada e oferta agregada é utilizado para explicar as flutuações de curto prazo em torno da tendência de longo prazo.

A curva da procura agregada indica a quantidade de bens e serviços que as famílias, empresas e Estado pretendem adquirir para os diversos níveis de preços.

A curva da oferta agregada mostra a quantidade de bens e serviços que as empresas decidem produzir para cada nível de preços.


No curto prazo, a curva da oferta agregada é positivamente inclinada. Portanto, uma redução de tributos causará:

Aumento do Pib

Redução dos Preços

Redução dos Juros

Aumento do Consumo

Aumento do Investimento


No longo prazo, a curva da oferta agregada é vertical. Portanto, uma redução de tributos causará:

PIB não se altera

Aumento dos Preços

Juros Aumentam

Consumo aumenta

Investimento não se altera

Fonte:

https://www.fd.unl.pt/docentes_docs/ma/MSA_MA_15635.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais