Buscar

Quais os requisitos para concessão da aposentadoria por invalidez?

💡 3 Respostas

User badge image

Danny

Progressão da doença,ser mantida a concessão de auxílio doença pelo INSS ao doente por pelo menos 5 anos daí o próprio INSS aposenta, mas tambem sendo observada a progressão da enfermidade a própria instituição concederá o benefício.
2
Dislike0
User badge image

Danny

Com a progressão da enfermidade,com laudos sempre atualizados poderá ser concedida a aposentadoria por invalidez pelo INSS antes mesmo dos 5 anos.
2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os requisitos para a concessão da aposentadoria por invalidez estão previstos na Lei 8.213/91 (Lei de benefícios da Previdência Social), sendo eles:

- qualidade de segurado da Previdência

- cumprimento do período de carência (regra geral, doze contribuições mensais - art. 25, I da Lei 8.213/91), salvo no caso do art. 26, inciso II:

Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

II-  auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social, atualizada a cada 3 (três) anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira

- incapacidade total e permanente para o labor. 

- incapacidade posterior a filiação à Previdência Social.         

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais