Buscar

a internet e sua influência no direito

a internet tem causado alteração legislativa?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Alcantara de Albuquerque

A latu senso o direito é como a ética, jamais poderá ser uma lista pronta da melhor maneira de agir e de se conviver, pois se a titulo de exemplo, pensarmos em tais soluções previstas e inalteráveis no séc XX, certemente no séc XXI - ou muito provavelmente até no mesmo século -  teriamos novas questões ainda não refletidas por conta da mutábilidade da sociedade e seus valores, como mais um exemplo, podemos ver nos valores complexos de Edgar Morin. Logo, por óbvio, não poderiamos ainda ter pensado em soluções e emendas constituicionais ou infraconstitucionais sobre a internet se tal discussão ainda não havia sido pautada. Concluimos então que, a internet causa e ainda poderá causar novas alteções a medida que sua tecnologia e sua legitimidade como veiculo de comunição for evoluindo, necessitando assim, novas discussões. A titulo de curiosidade, podemos também citar a publicidade infantil que configura a mesma questão levantada.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sem dúvida a internet tem gerado uma movimentação legislativa significante. A título de exemplo, é possível citar a edição das leis Lei 12.735/12, 12.737/2012, 12.965/2014

A Lei 12.735/2012 tipifica condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digitais ou similares que sejam praticadas contra sistemas informatizados. Essa é a lei que determina a instalação de delegacias especializadas.

A Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann, tipifica  atos como invadir computadores, violar dados de usuários ou "derrubar" sites. Apesar de ganhar espaço na mídia com o caso da atriz, o texto já era reivindicado pelo sistema financeiro diante do grande volume de golpes e roubos de senhas pela internet.

O Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) foi sancionado em 2014 e regula os direitos e deveres dos internautas. Ele protege os dados pessoais e a privacidade dos usuários.

Todas as leis citadas surgiram tanto pela necessidade de se regular as relações jurídicas que se desenrolam na internet como pela pressão social manifestada através da própria internet.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais