Buscar

Quais as formas de instauração do Inquérito Policial? Qual a finalidade do Inquérito Policial?

💡 1 Resposta

User badge image

Artur Belati

FORMAS DE INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO

O inquérito é instaurado variando de acordo com a ação penal de cada caso.

1. CRIMES DE AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA

-  DE OFÍCIO   

-  POR REQUISIÇÃO DO MP

-  REQUERIMENTO DO OFENDIDO OU DE SEU REPRESENTANTE LEGAL

-  OFERECIMENTO DE INQUÉRITO POR QUALQUER DO POVO (ORAL OU ESCRITA)

-  ATO DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO                

2. CRIMES DE AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA

Quando estivermos tratando de um delito de ação penal de iniciativa pública condicionada, com base no art. 5° §4° do CPP, Renato Brasileiro dirá que sequer seria possível a iniciação do IP, sem que houvesse representação da vítima, isto é, a deflagração da persecutio ciminis está subordinada à representação do ofendido, que trará sua intenção de ver apurada a responsabilidade penal do suposto autor da infração ou à requisição do Ministro da Justiça. Esse direito de representação, de acordo com os artigos 103 do CP e 38 do CPP, será sujeito ao prazo decadencial de seis meses a contar do conhecimento da autoria da infração penal, não podendo, portanto, ser instaurado inquérito policial após o prazo acima descrito.

3. CRIMES DE AÇÃO PENAL PRIVADA:

Quando falamos neste tipo de crime Polastri é objetivo em falar que, em caso de ação penal privada, disposta no art. 5° § 5° do CPP, deverá a parte com qualidade para tal, isto é , o ofendido ou seu representante legal, requerer a instauração do Inquérito Policial, estando a autoridade policial “presa” a manifestação de vontade de quem tenha qualidade para tal. Contar-se-á prazo decadencial ao ofendido para demonstrar interesse em intentar o IP e informar sua representação igual a 6(seis) meses. Manifestada a vontade da parte ofendida, deverá, ela, oferecer a maior parte dos elementos para que o inquérito policial se dê por completo, bem como o rol de testemunhas à polícia e se caso já possuir em tais informações os elementos mínimos, o ofendido proporá, então, ação penal. Poderá também nestes casos haver a instauração de inquérito mediante prisão em flagrante, o qual deverá, conforme já visto, ter a expressa manifestação de vontade da vítima ou seu representante legal a fim de que possa ser válida tal instauração.

A finalidade do Inquérito Policial é basicamente colher elementos de informações sobre autoria e materialidade do fato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais