Buscar

Por que o Brasil e outros países não cobram tributos na exportação de alguns produtos, como por exemplo a gasolina do Brasil?

💡 4 Respostas

User badge image

Pâmela Killian

É simples. Se o país tributar sobre a exportação da gasolina, ele não será competitivo se comparado ao resto do mundo, o que irá fazer com que as exportações caiam..o que é ruim para a nossa moeda. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

O Brasil é um dos campeões em tributação, principalmente no gravame que se dá ao consumidor final, sendo que grande parte dos valores decorrentes da arrecadação de tributos aqui, se dá com essa forma de oneração. Com certeza, esse item é proporcional ao preço do produto importado, o mais importante e o de maior valor. No caso em que estamos expondo, os varejistas que revendem esses produtos têm que fazer a importação, e quando da chegada das mercadorias o chamado “desembaraço aduaneiro”. Pela nossa legislação, os tributos devem ser pagos no ato do desembaraço e, dessa forma, tem que se arcar de uma só vez com o recolhimento, do II (Imposto de Importação), IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias), além de PIS e COFINS. Isso quer dizer que, nessa base de cálculo, além do valor da mercadoria, incluem-se aí todos os outros gastos efetivados para a sua importação, assim como seguro, frete marítimo e outras despesas. 

Além disso, temos um custo de conformidade muito elevado para as empresas, devido à grande burocracia tributária, que exige o envio e preenchimento de muitos formulários, guias, registros de livros, etc., esse valor chega a representar até 1,5% do faturamento das empresas. 


Alicerçado por pesquisas, constata-se que grande parte dos produtos importados, principalmente os eletrônicos revendidos no país, têm como país de origem a China. Isso faz com que o valor pago pelo frete marítimo seja bastante elevado, chegando até a representar três vezes maior que a média mundial. Junte-se a isso o custo de nossos portos e aeroportos públicos, que por força de legislação ainda existente impõem custos proibitivos a qualquer importador. 


Em nosso país, devido a uma política de altos encargos fiscais e sociais, incidentes no pagamento da remuneração de mão de obra, o custo final da mercadoria a ser revendida fica bem mais elevado que em muitos países. Especificamente sobre esses valores incidem tributos, como INSS, FGTS e Contribuição de Terceiros, sendo que a soma desses encargos vai de 33,2% a 33,8% sobre a folha de proventos paga aos funcionários. Além disso, nossa legislação trabalhista prevê o pagamento de outros encargos, como férias, 13º salário, adicional de férias, salário educação, seguro acidente de trabalho, DSR (Descanso Semanal Remunerado) e outros.


Fonte: https://ibpt.com.br/noticia/2642/Por-que-os-produtos-importados-sao-mais-caros-no-Brasil-do-que-em-outros-paises

1
Dislike0
User badge image

Manoel Cícero

Obg Pâmela. Mais em contrapartida nós consumidores sofremos como os preços abusivos né mesmo?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais