Buscar

Apol 4

Sobre o princípio da dignidade humana previsto pela Constituição Federal de 1988, analise as proposições e assinale a alternativa correta.

 

  I - (   ) Está previsto na Constituição de 1988 como fundamento do Estado Democrático de Direito.

 II - (   ) É um valor valor moral e espiritual válido para toda pessoa nascida no Brasil a partir da data em que completa 16 anos.

III - (   ) Como princípio constitucional afeta, também, toda norma do direito de família.

IV - (   ) O referido princípio se aplica a todos com exceção daqueles que foram condenados por crime e cumprem pena em regime fechado.

💡 3 Respostas

User badge image

lia

Alternativa l

Está previsto na Constituição de 1988 como fundamento do Estado Democrático de Direito.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O conjunto de leis, normas e regras de um determinado país é denominado de constituição, isto é, a mesma regula e organiza o Estado através de Constituição definindo assim direitos e deveres dos cidadãos.

Em países democráticos como o Brasil por exemplo , a elaboração de uma constituição se da através de uma assembleia constituinte que nada mais e do que um órgão que tem como função redigir ou reformar a constituição a ordem politica de um estado tendo assim pleno poderes para isso seus participantes são escolhidos através de eleição popular.

No Brasil temos a constituição de 1988 atual legislação brasileira vigente no país desde que foi criada e promulgada em outubro de 1988 que nunca sofreu alteração nem modificação desde sua criação ou seja legislamos sobre uma constituição totalmente defasada e desatualizada.

Os principais direitos que foram fixados pela Constituição de 1988 foram: direitos acerca do meio ambiente; aumento da gama dos direitos dos trabalhadores; direito ao voto para analfabetos; redução do tempo de mandato presidencial de 5 para 4 anos; redução da jornada semanal de trabalho de 48 horas para 44 horas.

Acerca do princípio da dignidade humana, a asserção II e IV são incorretas, vista que o mesmo é garantido para todos desde o nascimento, inclusive para quem for condenado por crime. As asserções I e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais