Buscar

Sobre fundamentos da enfermagem diagnóstico

💡 1 Resposta

User badge image

Kássio S. Cunha

O diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico que orienta o profissional analisar o desconforto (físico, patológico, psicológico e social) e sobre qual conduta tomar diante deste desconforto. Ele deve ser levantado por meio da consulta de enfermagem (histórico pregresso e familiar do paciente, anamnese e exames físicos) os sinais e sintomas, que são definidos em características definidoras e fatores relacionados (olhe um diagnóstico de NANDA). Normalmente ele é descrito com foco diagnóstico associado ao juízo clínico, por exemplo:

Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais caracterizada pelo perda de peso, perda de apetite, dieta insuficiente de nutrientes e relacionado ao fator psicológico (anorexia).

A "nutrição" é o foco diagnóstico, "desequilibrada: menos do que as necessidades corporais" é o juízo clínico. Perda de peso, perda de apetite e dieta insuficiente de nutrientes são características que definem o diagnóstico e a anorexia é o fator de risco que o paciente tem que possivelmente contribuiu para o desenvolvimento deste diagnóstico de enfermagem.

 

Recomendo ler Taxonomia de NANDA (Associação Americana de Diagnóstico de Enfermagem) e CIPE (Conselho Internacional de Práticas de Enfermagem). :D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais