Buscar

Explique o processo de dessensibilização e tolerância de um fármaco:

💡 4 Respostas

User badge image

Natália Souza

Com freqüência, o efeito de uma droga diminui gradativamente quando administrada de modo contínuo ou repetidamente.
O termo taquifilaxia (do grego: proteção rápida) implica em uma diminuição consideravelmente rápida na resposta, enquanto que tolerância é geralmente empregada para descrever uma diminuição mais gradual na eficiência da droga adicionada repetitivamente durante um período de tempo mais longo. 
Taquifilaxia específica a um tipo de receptor pode ser obtida em músculo liso com o uso de serotonina, sem afetar a resposta a outros agonistas. É mais difícil se obter taquifilaxia com histamina e quase impossível com acetilcolina. Quando doses extremamente elevadas de acetilcolina são usadas, o tecido torna-se menos sensível, mas não a todos os agonistas; isso é uma dessensibilização não-específica. Isso pode ser devido à perda de potássio intracelular. O termo tolerância é geralmente utilizado para aquelas drogas aplicadas clinicamente em doses cada vez maiores para produzir o efeito desejado. Por exemplo: morfina e drogas relacionadas, drogas bloqueadoras de adrenalina que são usadas no tratamento da hipertensão.

Muitos mecanismos diferentes podem dar origem a esse tipo de fenômeno, incluindo:
Alteração conformacional dos receptores;
Perda de receptores;
Depleção de mediadores;
Aumento da degradação metabólica da droga;
Adaptação fisiológica;
Extrusão ativa da droga das células. 

Efeitos resultantes da interação de agentes químicos:

O termo interação entre substâncias químicas é utilizado todas às vezes que uma substância altera o efeito de outra. Como conseqüências destas interações podem resultar diferentes tipos de efeitos:

Adição: É aquele produzido quando o efeito final de dois ou mais agentes é quantitativamente é igual à soma dos efeitos produzidos individualmente.
Ex.: Chumbo e arsênio atuando no nível da biossíntese do heme (aumento da excreção urinária da coproporfirina).

Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.

Ex.: A hepatotoxicidade, resultante da interação entre tetracloreto de carbono e álcool é muito maior do que aquela produzida pela soma das duas ações em separado, uma vez que o etanol é capaz de inibir a biotransformação do solvente clorado.

Potenciação: Ocorre quando um agente tóxico tem seu efeito aumentado por atuar simultaneamente, com um agente “não tóxico”.

Ex.: O isopropanol, que não é hepatotóxico, aumenta excessivamente a hepatotoxicidade do tetracloreto de carbono.

Antagonismo: Ocorre quando dois agentes químicos interferem um com a ação do outro, diminuindo o efeito final.

0
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

 

A dessensibilização é um método de administrar com segurança uma medicação a um paciente que é alérgico a ela. Deve ser realizado por um alergista e em um ambiente apropriado para tratar possíveis reações. Este procedimento permite temporariamente que um paciente alérgico tome a medicação, induzindo o sistema imunológico a aceitá-la. 


O procedimento mais comumente envolve a administração inicial de uma quantidade extremamente pequena de medicamento. Então, ao longo de várias horas, doses gradualmente crescentes são administradas em intervalos regulares até que a dose total seja atingida. 


Para permanecer em um estado temporário não alérgico, o paciente deve continuar a tomar a medicação regularmente. Depois que a droga é descontinuada, o paciente volta a ser alérgico a ela. A dessensibilização a medicamentos é geralmente usada em pacientes que têm uma alergia de tipo imediato a um medicamento, o que significa que os sintomas aparecem dentro de poucas horas após o uso de um medicamento. Um exemplo de tal reação é a anafilaxia


A dessensibilização a fármacos é menos comumente usada para reações medicamentosas de início tardio, que aparecem vários dias após o início de um medicamento. É importante ressaltar que a dessensibilização de drogas só é indicada em situações em que não há drogas alternativas aceitáveis ​​que possam ser substituídas. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A dessensibilização é um método de administrar com segurança uma medicação a um paciente que é alérgico a ela. Deve ser realizado por um alergista e em um ambiente apropriado para tratar possíveis reações. Este procedimento permite temporariamente que um paciente alérgico tome a medicação, induzindo o sistema imunológico a aceitá-la.


O procedimento mais comumente envolve a administração inicial de uma quantidade extremamente pequena de medicamento. Então, ao longo de várias horas, doses gradualmente crescentes são administradas em intervalos regulares até que a dose total seja atingida.


Para permanecer em um estado temporário não alérgico, o paciente deve continuar a tomar a medicação regularmente. Depois que a droga é descontinuada, o paciente volta a ser alérgico a ela. A dessensibilização a medicamentos é geralmente usada em pacientes que têm uma alergia de tipo imediato a um medicamento, o que significa que os sintomas aparecem dentro de poucas horas após o uso de um medicamento. Um exemplo de tal reação é a anafilaxia.


A dessensibilização a fármacos é menos comumente usada para reações medicamentosas de início tardio, que aparecem vários dias após o início de um medicamento. É importante ressaltar que a dessensibilização de drogas só é indicada em situações em que não há drogas alternativas aceitáveis ​​que possam ser substituídas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais