Buscar

Por que a fórmula geral (CH2O)n, é inadequada para representar os carboidratos?

💡 5 Respostas

User badge image

Jessica Figueiredo

Os carboidratos na forma de açúcar ou amido, representam a maior parte da ingestão calórica do homem, da maioria dos animais e de muitos microorganismos.Também ocupam posição central no metabolismo de plantas verdes e de outros organismos fotossintetizantes que utilizam a energia solar para sintetizar carboidratos a partir de Co2 e H2O.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os carboidratos são uma das biomoléculas mais importantes para a manutenção da vida, pois são responsáveis pela síntese energética dos seres vivos, dentre outras funções. São constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio.Normalmente, na literatura, eles são caracterizados pela fórmula geral (CH~2~O)~n~. Porém esta não é a forma mais correta de nos referirmos aos carboidratos. Vamos ver alguns exemplos.A glicose talvez seja o carboidrato mais conhecido e sua fórmula molecular é C~6~H~12~O~6~, ou seja, (CH~2~O)~6~. Já a fucose apresenta a fórmula C~6~H~12~O~5~ que, claramente, não obedece à fórmula geral. Ainda tem os casos de carboidratos que apresentam outros elementos como nitrogênio, fósforo e enxofre.Portanto, a fórmula geral (CH~2~O)~n~ é inadequada pois existem carboidratos que não a seguem, inclusive, com casos onde o carboidrato possui outros elementos químicos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais