Buscar

O que caracteriza um texto como literário?

💡 5 Respostas

User badge image

Pedro Victor Carvalho

A caracterização de um texto como literário está ligada a sua significação que tem como objetivo causar emoções ao leitor, não só isso mas também, estabelecer uma linguagem que se adéque a um determinado contexto, seja ele histórico ou artístico por exemplo e passar a idéia do autor muitas das vezes ligada a subjetividade. Em muitos dos textos literários se constata a função emotiva e poética, em muitos dos casos segue uma linha estética, por exemplo um soneto.

6
Dislike0
User badge image

Marcelo Cândido

O modo em que ele é escrito, com algumas particularidades e coerência textual específica. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O texto literário tem como característica marcante, o fato de possuir uma dimensão estética peculiar que da a possibilidade de criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. É também um espaço relevante de reflexão sobre a realidade – mundo, vida – homem, envolvendo um processo de recriação lúdica da mesma.

A produção de um texto literário implica na valorização da forma, que caracteriza-se por um cuidado especial com a forma, visando a exploração de recursos (rimas e versos) que o sistema linguístico oferece. Não é o tema (não é o que se diz, e sim como se diz), mas sim a maneira como ele é explorado formalmente que vai caracterizar um texto literário.

O texto literário pode abordar a reflexão sobre o real, podendo recriar a realidade, reordenando-a. Pode ser de caráter ficcional, interpretando a realidade afetiva, de maneira indireta recriando o real em um plano imaginário.

Esse tipo de texto nos permite a recriação da linguagem, ou seja, sua desautomatização (elaborada, trabalha e articulada). Seu uso estético pressupõe criar novas relações entre as palavras, combinando-as de maneira inusitada, singular, revelando assim novas formas de ver o mundo.

A plurissignificação diz respeito as atividades de recriação. No texto literário se utiliza um grande número de metáforas e metonímias, com o objetivo de despertar no leitor o prazer estético.

Também presente no texto literário é a intangibilidade, ou seja, sua intocabilidade. As palavras que foram utilizadas e a maneira escolhida pelo autor para combina-las são próprias de cada texto e não devemos altera-las sob o risco de mutilar ou comprometer a intenção do autor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais