Buscar

O que é Literariedade?

💡 3 Respostas

User badge image

José Nazero

Literatura é o uso diferenciado da linguagem: A noção de literariedade, caracteriza a literatura como sendo, portadora de propriedades organizacionais da linguagem. De acordo com esse pensamento, a literatura caracteriza-se pelo fato de utilizar as palavras de forma diferente daquela utilizada na fala corrente.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Podemos distinguir poeticidade e literalidade focando primeiramente no segundo termo. Até meados do século XIX, pode se dizer que a literatura produzida na Europa era chamada de “escritos” ou mesmo “saber livresco”, ou seja, não havia ainda uma preocupação precisa voltada para a natureza dessas produções. Com a instituição da crítica literária e o estudo formal da literatura começou-se a indagar o que seria, precisamente, o objeto de tais estudos.

Nesse sentido, o movimento conhecido como “formalismo russo”, formado por jovens linguistas e poetas em Moscou e Leningrado no século XX procurou delimitar tal objeto. Um de seus representantes, Roman Jakobson, postulou que a literatura seria aquilo que transforma e intensifica a linguagem cotidiana e a ciência literária deveria voltar-se para o estudo “não da literatura, mas da ‘literariedade’ (literaturnost).

Desde então discute-se quais aspectos caracterizariam a literariedade de uma obra. Uma vez que a linguagem é um dos aspectos mais complexos da vida humana e não-humana, pode-se imaginar a dificuldade em tal caracterização. Se focarmos nas proposições de Jakobson, de onde derivam desdobramentos fundamentais para a teoria literária até hoje, podemos apreender que a literariedade atrela-se antes ao emprego peculiar da linguagem, afastando-se de uma instrumentalidade, do que ao fato de ser ficcional ou imaginativa

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais