Buscar

Qual a diferença entre Teoria Literária e Teoria da Literatura?

💡 6 Respostas

User badge image

Rafaete de Araujo

A Teoria Literária é a ciência que possibilita a análise e interpretação das camadas visíveis e invisíveis do texto literário, ou seja, nas linhas e interlinhas do texto, usando o ponto de vista fenomenológico, enquanto a Teoria da Literatura é a ciência do ponto de vista cientificista, pois possibilita uma análise somente nas camadas visíveis do texto literário, fazendo um estudo formalista e estrutulista.

11
Dislike0
User badge image

Livia Gonçalves Ribeiro

ciência que possibilita a análise e interpretação das camadas visíveis e invisíveis do texto literário, ou seja, nas linhas e interlinhas do texto, usando o ponto de vista fenomenológico, enquanto a Teoria da Literatura é a ciência do ponto de vista cientificista, pois possibilita uma análise somente nas camadas visíveis do texto literário, fazendo um estudo formalista e estrutulista.

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com o crítico literário brasileiro Rogel Samuel a Teoria Literária é aquela que nasce da prática literária, enquanto a Teoria da Literatura é aquela que vê a literatura como objeto do saber, ou seja, é a sistematização da literatura enquanto área de conhecimento.

Assim, a Teoria da Literária tem como objetivo o estudo da evolução literária, dos gêneros, narrativas e influências externas sobre as produções literárias. Enquanto a Teoria da Literatura dar aos autores um modelo a seguir, seja de estrutura de narrativa ou de versificação.

Além de auxiliar os críticos conhecer o que cada corrente de pensamento está fazendo, quais são os acertos e erros sobre ela, entre outros pontos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais