Buscar

O que diferencia Ação Popular e Ação Civil Pública?

💡 3 Respostas

User badge image

Telismar Júnior

Em linhas gerais, ambas são ações cabíveis quando várias pessoas sofrem com o mesmo dano ou são detentoras do mesmo direito. 

A diferença precípua é quanto aos legitimados. Na ação popular, qualquer pessoa pode intentar. Na Ação Civil Pública, ocorre a legitimidade extraordinária, onde o titular será, por exemplo o MP ou a União, a depender do objeto em questão.

Ademais, a Ação Popular é consagrada no art. 5, LXXIII da CF/88 e na Lei n° 4117/65 enquanto o remédio Ação Civil Pública além de ser expressa na CF ( ART. 129,III) se disciplina na Lei n° 7347/85.

 

Referência: ZAVASCKI, Teori Albino. Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. 5.ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. pp.80; 82-7.

 

2
Dislike0
User badge image

João Vitor

A Ação Popular concede ao cidadão o direito de ir à juízo para tentar invalidar atos administrativos praticados por pessoas jurídicas de Direito Público enquanto Administração Direta e também pessoas jurídicas da Administração Indireta. A referida ação constitucional é posta à disposição de qualquer cidadão para a tutela do patrimônio público ou de entidade que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural, mediante a anulação do ato lesivo.
0
Dislike0
User badge image

João Vitor

Dessa forma podemos concluir que a Ação Popular é um remédio constitucional, que possibilita ao cidadão brasileiro que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos, tutele em nome próprio interesse da coletividade de forma a prevenir ou reformar atos lesivos praticados por agente públicos ou a eles equiparados por lei ou delegação, na proteção do patrimônio público ou entidade custeada pelo Estado, ou ainda a moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais