Buscar

Qual a fisiopatologia (patogenia) da intoxicação por Brachiaria, que causa fotosensibilização em bovinos, ovinos e caprinos?

💡 2 Respostas

User badge image

Priscila Cruz

A intoxicação por Brachiaria  está associada com o componente da planta, uma saponina esteroidal litogênica. Esta substância é capaz de causar lesões hepáticas significativas que prejudicam a conjugação e consequentemente eliminação da filoeritrina e induz assim a fotossensibilização hepatógena. Causa quadro clínico de fotossensibilização secundária. Causam colangite e deposição de cristais em ductos biliares. Com a obstrução dos ductos biliares, ocorre o acúmulo de filoeritrina na circulação e nos tecidos, principalmente na pele. Devido à caracteristica fotodinâmica desse pigmento, a filoeritrina reage com a luz ultravioleta causando dermatite com lesão vascular e epidérmica. 
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7192/1/2009_VanessadaSilvaMustafa%5B1%5D.pdf
página 14 tem mais detalhes. 

3
Dislike0
User badge image

Michele Berselli

As saponinas da planta comprometem a excreção de metabólitos dos pigmentos de plantas do organismo. A clorofila é metabolizada a filoeritrina pelo intestino e bactérias do cólon. A insuficiência hepática para conjugar ou excretar a filoeritrina permite que esta se acumule em vasos cutâneos, onde é ativada para um estado fotodinâmico pela luz ultra-violeta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais