Buscar

Quais são os requisitos mínimos para elaborar um plano de negócios?

💡 2 Respostas

User badge image

Manoel Cícero

Pode ser que isso possa te ajudar.

Isso pode te ajudar.

4 regras para escrever um plano de negócios:

1. Faça ele curto.

Os planos de negócios devem ser curtos e concisos.
São duas as razões para isto:

Primeiro, você quer que o seu plano de negócios seja lido (e ninguém vai ler um plano de negócios de 100 páginas ou até mesmo de 40 páginas).

Em segundo lugar, seu plano de negócios deve ser uma ferramenta que você use para colocar o seu negócio em prática e fazer ele crescer, portanto, será algo que você continuará a usar e irá aprimorar ao longo do tempo. Um plano de negócios excessivamente longo é algo extremamente pesado de lidar e garante que o seu plano seja colocado e esquecido em uma gaveta para nunca mais ser lido novamente.

2. Conheça o seu público-alvo.

Escreva o seu plano usando um idioma que seu público-alvo entenda.
Por exemplo, se sua empresa estiver desenvolvendo um processo científico complexo, mas seus potenciais investidores não são cientistas (e não entendem toda a terminologia científica detalhada que você deseja usar), você precisa se adaptar.
Em vez disso:
“Nossa tecnologia de patente pendente é um complemento de conexão única para configurações de bCPAP existentes. Quando anexado a um setup bCPAP, nosso produto fornece ventilação não-invasiva com pressão dupla.”
Escreva isso:
“Nosso produto de patente pendente é um dispositivo sem energia, fácil de usar, que substitui as máquinas de ventilação tradicionais usadas nos hospitais e custam 1/100 do valor delas”.
Torne conveniente a seus investidores e mantenha as explicações do seu produto simples e diretas, usando termos que todos possam entender. Você sempre pode usar o anexo do seu plano para fornecer detalhes mais específicos.

3. Não se sinta intimidado.

A grande maioria dos empresários e donos de negócios não são especialistas em negócios. Assim como você, eles aprendem à medida que avançam, pois não existe faculdade para o mundo real dos negócios. Escrever um plano de negócios pode parecer um obstáculo difícil, mas não precisa ser. Se você conhece o seu negócio e é apaixonado por ele,elaborar um plano de negócios para ele e, então, usá-lo para alavancar o crescimento da sua empresa não será tão desafiador quanto você imagina.

Além disso, você não precisa começar com um plano de negócios completo e detalhado como este que vou descrever aqui. Na verdade, pode ser muito mais fácil começar com um plano de negócios simples e de uma página – o que chamamos de Plano Lean – e depois voltar e criar um plano de negócios mais detalhado mais tarde.

4. Veja o exemplo de um plano de negócios.

Antes de escrever um plano de negócios, é melhor olhar para uma amostra do plano de negócios da empresa em sua indústria (café, salão de beleza, lavagem de carro, loja online, sebrae). Você poderá entender como deve se parecer, como fazer cálculos corretamente, o que incluir no plano de negócios, recursos da indústria, etc. Além disso, você pode procurar exemplos pronto na Internet – basta digitar na barra de pesquisa, por exemplo, “plano de negócios da casa de café” ou “plano de negócios para o cabeleireiro”.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

Na sua forma mais simples, um plano de negócios é um guia para você conduzir o seu negócio que descreverá os seus objetivos e todos os detalhes relevantes sobre como você pretende alcançar esses objetivos. 

Faça ele curto.

Os planos de negócios devem ser curtos e concisos.

São duas as razões para isto: Primeiro, você quer que o seu plano de negócios seja lido; Em segundo lugar, seu plano de negócios deve ser uma ferramenta que você use para colocar o seu negócio em prática e fazer ele crescer, portanto, será algo que você continuará a usar e irá aprimorar ao longo do tempo. 

 Conheça o seu público-alvo.

Escreva o seu plano usando um idioma que seu público-alvo entenda.

Por exemplo, se sua empresa estiver desenvolvendo um processo científico complexo, mas seus potenciais investidores não são cientistas (e não entendem toda a terminologia científica detalhada que você deseja usar), você precisa se adaptar.

4. Veja o exemplo de um plano de negócios.


Antes de escrever um plano de negócios, é melhor olhar para uma amostra do plano de negócios da empresa em sua indústria (café, salão de beleza, lavagem de carro, loja online, sebrae). Você poderá entender como deve se parecer, como fazer cálculos corretamente, o que incluir no plano de negócios, recursos da indústria, etc. 


Fonte: https://www.logaster.com.br/blog/how-to-write-a-business-plan/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais