Buscar

Qual a diferença de empresario e microempresário?

💡 3 Respostas

User badge image

Tamires Napolitano

Na sua maior parte se resume no faturamento, mas tem algumas outras diferenças tambem. Como: Micro empresario individual: - um empregado no maximo - tem isencao de alguns impostos (forma de incentivo) - faturamento anual de maximo 81mil reais - registro pode ser feito via site Empresario individual: - não tem limite de contratação - não há isencao fiscal prevista previamente - faturamento anual de ate 360mil. - registro deve ser feito na junta comercial.
1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Empresário é aquele que exerce a empresa, ou seja, a atividade econômica que implique na circulação de bens e serviços e que tenha por finalidade o lucro.

Já o microempresário é aquele que se enquadra na definição de empresário, porém que fature anualmente o valor máximo de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) bruto, conforme artigo 3º da Lei Complementar nº 123, de 2006.

0
Dislike0
User badge image

Jeh Gomes

Microempresário

Microempresário: Substantivo

O que é Microempresário:
Primeiro é preciso esclarecer como a legislação conceitua o empresário individual. O art. 966 do Código Civil de 2003 conceitua o empresário individual como sendo aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

Diante desse conceito legal, conclui-se que não se considera empresário o trabalhador que exerce atividade econômica NÃO organizada. Este é o caso, por exemplo, do vendedor ambulante que não possui local (estabelecimento) para estocar suas mercadorias.

Portanto, considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto nos arts. 970 e 1.179 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, o empresário individual que aufira receita bruta anual de até R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais).

Exemplo de uso da palavra Microempresário:

Ele possui uma pequena empresa, e ainda é um micro empresário.

Clique aqui para mais definições de Microempresário

Empresário

Empresário: Substantivo ou Adjetivo

O que é Empresário:
É toda pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais